Cultura

Rio Grande do Norte: Conheça a Cultura

A união dos três grupos étnicos fundadores do povo brasileiro – o negro, o índio, e o português – aliados aos imigrantes holandeses formam a origem do povo norte-rio-grandense.

É possível ver a influência holandesa bastante acentuada principalmente no interior do Estado, enquanto na Capital vemos uma maior concentração de pessoas com origem portuguesa e indígena.

Pela sua localização privilegiada, às margens do Atlântico, tem uma culinária que se divide entre os produtos da terra (galinha caipira, carne de sol, queijo de manteiga) e os frutos do mar (peixes, camarão, lagosta). Também são comuns as comidas preparadas com produtos da terra como a mandioca, milho verde e coco (bolos, cuscuz). Uma variedade de frutas regionais como manga, mamão, abacaxi, banana, caju, cajá, mangaba, maracujá completam o colorido cardápio potiguar.

O artesanato potiguaré também é destaque. De alimentos, como doces típicos de fabricação caseira (doce de leite, de coco verde, de frutas tropicais) a objetos de cerâmica, cestarias e trançados. Peças em madeira e em couro são uma marca do artesanato local. Trabalhos manuais em rendas, em bordados e a tecelagem completam a produção artesanal.

O Folclore conta com vários autos e manifestações populares. As velhas danças do povo podem ser classificadas em dois grupos.

O primeiro – e mais importante deles – é o dos autos populares, misto de dança e espetáculo teatral em que há um fulcro dramático central que caracteriza cada um deles.

O segundo – é composto por danças folclóricas de uma forma em geral.