Um bicicleta, 4.126 km e 77 dias: a viagem desafiadora de volta às raízes de Rafael Nacif

Em 2022, Rafael Nacif, empresário e investidor, decidiu partir para uma grande aventura. Apenas com sua bicicleta e uma mochila com poucos pertences, resolveu viajar pela Europa, se hospedando em casas alugadas e totalmente sozinho. Sua ideia era conhecer a cidade natal de sua família, Vaccarizzo Alabanese, na Itália, de onde seu bisavô partiu em 1901, com apenas 11 anos, diretamente para o Brasil, e nunca mais retornou.

No total foram 4126 km percorridos em 77 dias, saindo de Portugal, passando pela Espanha, França, até chegar na Itália, com o intuito de se conectar consigo mesmo e suas raízes: “Eu acho que hoje em dia, no mundo de hoje, nós não temos mais tempo pra nós. Nós vivemos atarefados com um milhão de coisas e muitas vezes temos medo de ficar só conosco. Essa é uma das razões pela qual eu decidi ir completamente sozinho, sem carro de apoio, sem nada. Era eu e a minha bicicleta e as minhas malinhas”, conta.

Nessas viagens, Rafael afirma ter exercitado a sua resiliência, frente às dores e os desafios de pedalar cerca de 90km por dia: “Nós temos todos os recursos de que necessitamos dentro de nós. Eu sabia que nessa viagem iriam surgir muitas dificuldades, mas eu também sabia que eu tinha os recursos para lidar com tudo aquilo, dentro de mim. Superação de desafios, força de vontade, compaixão, resiliência. Somos capazes de fazer muito mais do que aquilo que imaginamos”. Pai de duas filhas, Rafael ressalta que, para executar uma aventura dessa, não é necessário ser um atleta de alta performance, basta levar um dia após o outro: “Um pouquinho todos os dias, te leva muito longe”. 

E, após toda essa experiência, o empresário recomenda a todos uma aventura como esta, pois é algo único, que o marcou: “São momentos que ficam na nossa memória, no nosso coração, e é incrível. É muito mais acessível do que as pessoas pensam, é uma viagem que pode ser muito barata”, explica. 

Tendo participação em mais de 30 empresas, atuando em vários setores da economia, desde a hotelaria, imobiliário, tecnologia, energia, até produção audiovisual e agricultura, Rafael recomenda arranjar uma maneira para fazer as coisas acontecerem, apesar das obrigações: “Aquilo tinha um significado, um valor real pra mim. Configurei minha vida no ano de 2022 para conseguir fazer essa viagem, pra mim foi muito importante. A dica que dou é que as pessoas devem ir atrás dos seus sonhos, se programar, mas com um objetivo que faça os olhos delas brilharem. Não ter medo e correr riscos nos fazem crescer e ir mais longe”, finaliza. 

Quem é Rafael Nacif

Rafael é palestrantre, investidor e empresário internacional. Tem uma ampla experiência no mundo empresarial, tendo participado em várias transações de milhões ao longo da sua carreira. Aos 32 anos, chega à tão sonhada liberdade financeira ao vender a sua empresa de tecnologia.

A partir daí, Rafael torna-se um investidor anjo, ajudando dezenas de empreendedores a realizarem os seus sonhos de criarem as suas próprias empresas, ao criar um “hub” para pequenos empresários com grandes sonhos.

Entre 2014 e 2018, Rafael e os seus sócios fundam a Brave Generation e investem em mais de 30 negócios em Portugal, desde a área da restauração, moda, vestuário, eletricidade, tecnologia, informática entre outros.

Em 2018 Rafael funda o Instituto Viver com Propósito, com o intuito de levar o empreendedorismo com Propósito e o Desenvolvimento Humano às empresas.

Desde 2018 até hoje foram dezenas de eventos e formações, e mais de 50 mil pessoas treinadas através do método desenvolvido pelo Instituto Viver com Propósito.

Hoje em dia Rafael dedica-se a dar palestras inspiracionais a empresas que querem ir mais longe e criar um verdadeiro legado.

Além das palestras, Rafael continua a dedicar-se aos seus outros negócios, detém um fundo imobiliário em Portugal, um hotel em França, uma produção de vinho e desde de 2010, viaja com sua esposa à vários países desfavorecidos em missão humanitária.

O Rafael tem uma grande família. É casado com a Patrícia há 17 anos e juntos têm duas filhas, 3 cães, 3 gatos, algumas galinhas, um burrinho e um cavalo, e quando não está em algum palco, Rafael adora estar junto de seus bichinhos.

Site: https://rafaelnacif.com/

Instagram: https://www.instagram.com/rafanacif/