Cultura

Paraná: Conheça a Cultura

A cultura paranaense, rica e diversificada, é o resultado das múltiplas contribuições de diversos povos que foram se estabelecendo nas terras do Estado, ao longo dos séculos. Essa formação cultural se deu pela mistura das influências dos diversos povos que colonizaram suas terras, como os tropeiros, índios, escravos, portugueses, espanhóis, italianos, alemães e poloneses. A grande diversidade cultural do estado transparece na alimentação, nas crenças, nas festas e em outros costumes do povo paranaense.

O artesanato é uma das manifestações artísticas paranaenses que ainda carrega traços da cultura indígena e europeia, cada uma com suas peculiaridades, expressas tanto nos objetos criados, quanto nas técnicas e material utilizado no processo de fabricação. Da cultura indígena, em que o artesanato era utilizado para produção de objetos necessários à tribo, foram herdados produtos como cestarias e utensílios de barro e madeira. Já os imigrantes, que trouxeram técnicas mais aprimoradas, tem como exemplo de suas peças artesanais bonecas de palha, bordados, objetos de madeira, tecelagem e muitos outros.

No Paraná, as edificações mais antigas sofreram forte influência europeia, misturando estilos, desde o eclético, neoclássico, colonial, oriental e bizantino até a arquitetura moderna.

A culinária é um dos meios de o homem se relacionar com o território onde vive, coletando o seu alimento na natureza e cultivando a terra, com o conhecimento adquirido na sociedade em que está inserido.

No Paraná, o folclore mistura histórias e costumes de antigas tribos indígenas, grupos de escravos, de imigrantes e também das pessoas que chegaram ao Estado na época do tropeirismo, como gaúchos, mineiros e paulistas.

Buscando manter as tradições dos primeiros habitantes do Paraná, grupos folclóricos apresentam-se com as danças e trajes típicos dos países de origem de seus antepassados. Outros realizam festas e dançam o Pau-de-fitas, a Balainha ou o Fandango, danças tipicamente paranaenses. Aliás, o Estado possui mais de 160 festas realizadas periodicamente em diversas cidades. A maioria dessas caracteriza-se pela finalidade de homenagear padroeiros e padroeiras, determinadas etnias, épocas do ano, produtos ou pratos típicos, além dos eventos tradicionais, a exemplo das Cavalhadas, da Congada e da Festa do Divino.