Personalidades

Goiás: saiba mais sobre

Cesar BaiocchiCesar Baiocchi – Nasceu na Cidade de Goiás, no dia 15 de abril de 1928, filho de Colombo Baiocchi e de Isabel Aciscla Guimarães Baiocchi. Iniciou seus estudos na sua cidade natal e transferiu-se para Goiânia. Cursou o Científico no Liceu de Goiânia e no Colégio Estadual do Paraná. Formou-se em  Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.

Foi um dos fundadores e colaboradores da revista Paraná – Universitário. Em 1949, trabalhou no Departamento de Cultura da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Com o diploma de médico vai para o norte do Paraná e passa a lutar pela emancipação administrativa e política de São João do Caiuá. Fundou e dirigiu o Grupo Experimental de Teatro Amador (Geta) e, em 1959 e ano seguinte, conquista premiações nos festivais de Teatro Amador de Curitiba.

Exerceu funções de médico e psiquiatra da Fundação Hospitalar do Distrito Federal. Sócio fundador da Associação Psiquiátrica de Brasília. Participou da criação do Cabeças – Centro Brasiliense de Arte e Cultura e foi seu Presidente, Membro do Conselho de Cultura do Distrito Federal e depois Secretário de Cultura do Distrito Federal. Exerceu a medicina por 30 anos e, ao afastar-se, dedica-se a atividades empresariais. Instituiu e é Presidente da Fundação Cesar Baiocchi – Acqua Vitae. Em 1972 é eleito para ocupar a cadeira número 30 da Academia Goiana de Letras.

 

Wanessa CamargoWanessa Godói Camargo Buaiz – nasceu em Goiânia, 28 de dezembro de 1982, conhecida como Wanessa Camargo ou apenas Wanessa, é uma cantora e compositora brasileira de música pop. Também já realizou trabalhos como modelo, apresentadora e atriz, sendo formada e possuindo DRT, além de ser empresária. A cantora é filha do cantor Zezé Di Camargo e sobrinha da atriz Luciele di Camargo e do cantor Luciano Camargo, sendo esposa do empresário Marcus Buaiz. Wanessa já vendeu cerca de 1,5 milhão de cópias de álbuns e DVDs pelo Brasil em 10 anos de carreira, marcando sucessos como “Amor Amor”, “Não Resisto a Nós Dois”, “Fly” e “Sem Querer”, além de ter um timbre de voz em mezzosoprano e atingir uma nota de 3,1 oitavas.

 

Zezé Di CamargoMirosmar José de Camargo – nasceu em Pirenópolis, 17 de agosto de 1962, mais conhecido como Zezé di Camargo, é um cantor brasileiro da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano. Também é compositor, compondo músicas para outros artistas como Leandro & Leonardo e muitos outros. Tem 3 filhos, entre eles a também cantora Wanessa Camargo.

Em 1984, o cantor arriscou uma carreira solo, lançando dois álbuns. Ainda, Zezé também trabalhou como compositor com as músicas “Aconchego” e “Solidão”, as duas gravadas por Leandro & Leonardo. “Perdão amor”, foi gravada por Matão & Monteiro e “Gostoso pecado” pela dupla Chrystian e Ralf, “Foge de mim” por Chitãozinho & Xororó além de outras canções. Boa parte das músicas eram compostas junto com Fátima Leão.

Foi só em 1991 que Zezé resolveu formar dupla com seu irmão mais novo, Welson David de Camargo que viria adotar o nome artístico de Luciano. A canção “É o amor”, gravada pelos dois alavancou o sucesso da dupla que segue até hoje.