Personalidades

Acre: saiba mais sobre

Adib Domingos Jatene

Nascido no dia 04 de junho de 1929 em Xapuri (AC), Adib Domingos Jatene foi um médico, professor universitário, inventor e cientista brasileiro, e um dos fundadores do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (USP). Filho de imigrantes árabes, formou-se em medicina na Universidade de São Paulo, onde viria se tornar depois, professor.

Conhecido e respeitado internacionalmente, teve 272 trabalhos científicos publicados em revistas, e 133 trabalhos publicados e citados na literatura, o que o tornou membro de 32 Sociedades Científicas de várias regiões do mundo. Recebeu 178 títulos e honrarias de mais de 10 países e foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz. Foi secretário de Saúde do município de São Paulo, e duas vezes Ministro da Saúde (Governo Collor e do FHC).

Armando Nogueira

Nascido no dia 14 de janeiro de 1927 em Xapuri (AC), Armando Nogueira foi um dos mais conceituados cronistas esportivos do Brasil, pioneiro do telejornalismo e criador do Jornal Nacional e Globo Repórter da Rede Globo de televisão, onde permaneceu por 25 anos. Trabalhou 13 anos com os mais expressivos jornalistas do Rio de Janeiro no Diário Carioca, colaborou também para o Diário da Noite, revista Manchete, O Cruzeiro e Jornal do Brasil. Na TV-Rio, foi responsável pelos textos que eram lidos pelos locutores Cid Moreira e Heron Domingues na primeira produtora independente do país.
Filho de cearenses que emigraram para o Acre, nascido na mesma localidade onde também nasceu o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas dezessete anos de idade. Formou-se na Faculdade de Direito e conseguiu um emprego de ensacador, mas desde então pensava em ser jornalista.

Francisco Alves Mendes Filho

Conhecido como Chico Mendes, nasceu no dia 15 de Dezembro de 1944 em Xapuri (AC), foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Devido a sua intensa luta pelos interesses dos seringueiros, castanheiros, pequenos pescadores, e  população ribeirinha em geral, viveu e morreu pela preservação das áreas indígenas e pela floresta, bem como pelos interesses da população. Foi um dos criadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e um de seus dirigentes no estado do Acre. Liderou o 1º. Encontro Nacional dos Seringueiros em 1985, durante o qual foi criado o Conselho Nacional dos Seringueiros(CNS), que se tornou a principal referência da categoria.  Por toda a sua história de vida, podemos dizer que é o mais ilustre filho do Acre.

Enéas Ferreira Carneiro

Nascido dia 5 de novembro de 1938 em Rio Branco (AC), Dr. Enéas era médico cardiologista e político, fundador do extinto Partido da Reedificação da Ordem Nacional (PRONA). Candidatou-se três vezes à Presidencia da República sem êxito, e foi Deputado Federal pelo Estado de São Paulo em 2002 obtendo votação recorde de mais de 1,57 milhões de votos. Tornou-se muito famoso pelo bordão usado após o término de cada pronuncionamento no horário eleitoral gratuito : “Meu nome é Enéas!”. Após passar por sérios problemas de saúde em 2006 que fizeram com que perdesse sua folclórica barba, começou a adotar outro bordão tão característico quanto o outro: “Com barba ou sem barba, meu nome é Enéas!”.

Apresentava-se como um político nacionalista e radicalmente contrário ao aborto e a união civil de pessoas do mesmo sexo. Alguns críticos  o associavam como um novo ícone do Movimento Integralista. Para os analistas, Enéas era fruto da democracia moderna, pois sua imagem excêntrica e seu bordão sobrepunha seu discurso hermético e intelectualizado frente às classes mais pobres da sociedade brasileira.

Glória Maria Ferrante Perez

Nascida no dia 25 de setembro de 1948 em Rio Branco (AC), Glória Perez é uma brilhante e polêmica autora de telenovelas.  Sua maior marca é a de levar ao grande público, através da teledramaturgia as preocupações sobre as questões sociais, o que leva sempre a debates e conscientização da população dos problemas quase nunca debatidos.

Entre várias novelas e mini-séries já exibidas, podemos citar grandes sucessos como: “Barriga de Aluguel”(1990), “De Corpo e Alma”(1992) – marcado pelo assasinato de sua filha Daniela Perez, “Hilda Furacão”( 1998), “O Clone”(2001), “A Diarista” (2003), “América”(2005), “Caminho das Índias”(2009), sem deixar de fora a “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” que mostra a história do Acre e seus povos, revelando como o local se tronou território brasileiro através da luta de sua gente.

Iolanda Lima Fleming

Nascida no dia 20 de junho de 1936 na Vila Castelo, hoje município de Manuel Urbano, foi a primeira mulher a governar um estado brasileiro. Sempre ativa de personalidade, Iolanda foi alfabetizada por sua mãe, e começou suas atividades políticas nos movimentos estudantis da época. Defensora fervorosa da adoção, e contra qualquer tipo de violência, candidatou-se a vereadora em 1972, conquistando seu primeiro mandato. Em 1975 alcançou a Presidência da Câmara e Deputada Estadual em 1979, onde manteve-se até 1984.

Jarbas Gonçalves Passarinho

Nascido no dia 11 de janeiro de 1920 em Xapuri (AC), Jarbas Passarinho foi um militar e político. Foi Senador da República nos anos de 1967 a 1983 e 1987 a 1995 pelo Pará, Ministro do Trabalho e Previdência Social no governo Costa e Silva, no período de 1967 a 1969, Ministro da Educação no governo Garrastazu Médici no período de 1969 a 1974, Ministro da Previdência do governo João Figueiredo, Ministro da Justiça no governo Fernando Collor e Presidente do Senado de 1981 a 1983.

João Donato de Oliveira Neto

Nascido no dia 17 de agosto de 1934 em Rio Branco (AC), é instrumentista (pianista e acordeonista), arranjador, cantor e compositor da música brasileira. João Donato nasceu em uma família musical, seu pai que era piloto de avião, nas horas vagas tocava bandolim, A mãe cantava e a irmã mais velha, Eneyda, pretendia ser concertista de piano.

O caçula, Lysias, pendeu para as letras, e se tornaria o principal parceiro nas composições com Donato. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945 e no início dos anos 50 já atua no conjunto do violonista Fafá Lemos, como acordeonista. Sua primeira gravação é feita com Altamiro Carrilho. Na seqüência, o jazz é a ponte direta com o grupo que viria a criar a bossa nova: Tom Jobim, João Gilberto, Johnny Alf, Luís Bonfá, entre muitos outros.

José Tomás da Cunha Vasconcelos Neto

Nascido no dia 20 de março de 1926 em Rio Branco, José Vansconcelos foi um grande ator e humorista brasileiro.Começou sua carreira na rádio, fazendo imitações perfeitas das vozes dos locutores e artistas em geral, como a de Ary Barroso apresentando um programa de calouros. Tornou-se famosíssimo por suas piadas de gagos, sendo o esquete “O Locutor de Futebol Gago” um de seus maiores êxitos. Sua habilidade incomparável de imitador proporcionaram um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima

Nascida no dia 08 de fevereiro de 1958 em Rio Branco (AC), Marina Silva é ambientalista, pedagoga e política filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Filhas de seringueiros, Marina começou a ser alfabetizada aos 15 anos quando foi levada para a capital para um tratamento de saúde, e no desejo de ser freira, acabou sendo matriculada no ambicioso projeto do regime militar, o Mobral. Começou sua carreira política militando nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), ligadas principalmente à Igreja Católica logo que entrou na universidade. Ali, se aliou ao Partido Revolucionário Comuinista(PRC), que se abrigava no PT sob o comando de José Genoíno. Foi companheira na luta junto a Chico Mendes e uma das criadoras da CUT.

Muitos admirada pela população, Marina Silva foi vereadora de Rio Branco(AC) em 1988, Deputada Estadual em 1990, Senadora da República em 1994 pelo destado do Acre, Secretária Nacional do Meio Ambiente e Desesnvolvimento pelo PT no período de 1995 a 1997, e Ministra  do Meio Ambiente em 2003 no governo Lula.

Sebastião Afonso Viana Macedo Neves

Nascido no dia 9 de fevereiro de 1961 em Rio Branco, Tião Viana (como é conhecido) é médico e político brasileiro. Graduado em medicina na Universidade Federal do Pará, em 1987 concluiu a especialização em Medicina Tropical e fez pós-graduação em clínica médica no Hospital Unversitário de Brasília. Foi duas vezes Senador da República pelo Acre (1998 e 2006) e assumiu a presidência do Senado Federal em 2007.