Monte Alto

Dicas incríveis da Cidade
Previsão do Tempo - dia 21/10
Max: 29 °C
Min: 17 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 22/10
Max: 29 °C
Min: 18 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 23/10
Max: 31 °C
Min: 15 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 24/10
Max: 33 °C
Min: 16 °C
Fonte: Cptec

Sobre a Cidade:

Monte Alto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º15’40” sul e a uma longitude 48º29’47” oeste, estando a uma altitude de 735 metros. Sua população estimada em 2004 era de 45.599 habitantes.

História

De onírica imagem a cidade real; assim fez-se Monte Alto. Do sonho de um morador de Jaboticabal que tudo havia perdido em um incêndio surgiu a Cidade Sonho. Porfírio Luís de Alcântara Pimentel era farmacêutico e cirurgião do imperador Dom Pedro II.

Um dia sonhou com um planalto extenso tomado por um cafezal. Vislumbrou também que ao planalto dominava um monte, no alto do qual havia uma igreja. E em busca desse lugar ele partiu com o filho Antônio e com amigos. Embrenhou-se por terras desconhecidas, até encontrar o planalto e o monte com os quais havia sonhado.

Venceu o monte e, ao chegar ao topo, teve a certeza de que sonhara mesmo com aquele lugar. Então exclamou aos que o acompanhavam: “Aqui se chamará Bom Jesus de Pirapora das Três Divisas de Monte Alto!”. Adquiriu quatro alqueires para dar início à construção do povoado e, no dia 15 de maio de 1881, em louvor ao Senhor Bom Jesus, com a celebração de uma missa, fundava-se Monte Alto que, a partir de então, pertenceria a Jaboticabal.

Assim, graças ao forte desenvolvimento econômico baseado na cafeicultura, em 1895, apenas 14 anos após a fundação, Monte Alto tornava-se município, separando-se definitivamente de Jaboticabal. A criação da Comarca de Monte Alto deu-se em 1928. Pertenceriam a ela, além de Monte Alto, mais três municípios: Pirangi, Paraíso e, posteriormente, Vista Alegre do Alto. O primeiro juiz foi Carlos Kiellander e o primeiro promotor público foi Maurílio Correa Giudece.

Geografia

Monte Alto foi construída exatamente sobre o divisor de águas entre a bacia hidrográfica do Mogi Guaçu e a bacia hidrográfica do Turvo-Grande. A altitude média é de 735m, entretanto, alguns pontos ultrapassam os 800m.

Assim, a cidade possui o clima tropical de altitude, que se evidencia acima dos 600m e se caracteriza por apresentar verões chuvosos e quentes e invernos secos e frios, em que geadas e temperaturas muito próximas do ponto de congelamento não são incomuns. Segundo a classificação climática de Köppen, Monte Alto possui o clima Cwa, que é assim caracterizado: a primeira letra, que é “C” e é sempre maiúscula, informa que se trata de um clima mesotérmico, com a temperatura média do mês mais frio inferior a 18°C e superior a -3°C e que há pelo menos um mês em que a temperatura média é igual ou superior a 10°C. A segunda letra, que é “w” e é freqüentemente minúscula, explicita que as chuvas ocorrem predominantemente no verão, e que o mês menos chuvoso tem precipitação inferior a 60mm. A terceira letra, que é “a” e é sempre minúscula, indica que os verões são quentes, com a temperatura média do mês mais quente igual ou superior a 22°C.

A população monte-altense, até o começo do século XX, era formada majoritariamente por portugueses e seus descendentes. Até mesmo o fundador de Monte Alto, Porfírio Luís de Alcântara Pimentel, era descendente de portugueses. Houve também a chegada de muitos nordestinos, descendentes de portugueses, cuja migração não se confunde com as grandes migrações nordestinas iniciadas sobretudo a partir da década de 1950.

A partir da década de 1920 começam a chegar os italianos e os alemães. Pouco depois chegam os japoneses. Assim, italianos, alemães e japoneses alterariam a composição da população e seriam discriminados pela então elite monte-altense, especialmente durante a Segunda Grande Guerra. Dedicar-se-iam principalmente à agricultura e posteriormente, pouco a pouco, à indústria.

Atualmente há em Monte Alto predomínio do setor secundário e do setor terciário da economia. Entretanto, o setor primário permanece como atividade importante, destacando-se a cultura da cebola e a produção de frutas para exportação. Monte Alto possui indústrias de grande porte que, juntamente com as indústrias de pequeno porte, conferem perfil industrial ao município, cuja população urbana ultrapassa os 93% da população total.

Demografia

Dados do Censo – 2000

População total: 43.613

  • Urbana: 40.765
  • Rural: 2.848
    • Homens: 27.850
    • Mulheres: 15.763

Densidade demográfica (hab./km²): 125,72

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 90,67

Expectativa de vida (anos): 61,43

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,98

Taxa de alfabetização: 55,73%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,709

  • IDH-M Renda: 0,752
  • IDH-M Longevidade: 0,791
  • IDH-M Educação: 0,897

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rodovias

Administração

Sílvia Meira (PTB) é a primeira mulher eleita prefeita de Monte Alto. Elegeu-se em 5 de outubro de 2008 com 44% dos votos válidos ao derrotar três outros candidatos. O vice-prefeito é Marcos Cavaletti (PSL).

Distritos

Pertencem a Monte Alto: – o Distrito de Aparecida do Monte Alto, administrado por um subprefeito e – o Povoado de Ibitirama, na continuação do bairro Alvorada.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? 2,0 2,1 Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 20 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.