Barueri

Dicas incríveis da Cidade
Previsão do Tempo - dia 14/10
Max: 33 °C
Min: 20 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 15/10
Max: 27 °C
Min: 19 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 16/10
Max: 32 °C
Min: 18 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 17/10
Max: 30 °C
Min: 19 °C
Fonte: Cptec

Sobre a Cidade:

Barueri é um município brasileiro do estado de São Paulo, situado na Região Metropolitana de São Paulo. Sua população estimada para 1 de julho de 2009 era de 270.173 habitantes.[2] Sua área territorial é de 64,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 4.271,0 hab/km².

História

Segundo os historiadores a origem do nome do município foi decorrente do aldeamento indigena Barueri, fundado em 11 de novembro de 1560 pelo padre José de Anchieta, que ergueu na margem direita do rio Tietê, pouco acima da confluência com o rio Barueri Mirim, a Capela de Nossa Senhora da Escada, hoje padroeira do município.

O nome Barueri deriva da mistura da palavra francesa barriére (barreira, queda, obstáculo) com o vocábulo indígena tupi guarani mbaruery (rio encachoeirado), significando, portanto, barreira que encachoeira o rio, visto que a área ficava na bifurcação do Anhembi, como era chamado o rio Tietê.

O vocábulo Barueri em tupi guarani não quer dizer flor vermelha que encanta, como muitos acreditam em ser. Talvez pelo fato de, às margens do rio Barueri Mirim existirem, muitos anos atrás, flores vermelhas (hibisco) deu-se esta associação. Flor vermelha que encanta, sendo adotado esse slogan, associado ao nome da cidade. A aldeia indigena Barueri cresceu rapidamente, tornando-se um dos mais importantes aldeamentos de índios do Brasil colônia. Resistindo bravamente, com a ajuda dos padres jesuítas, aos freqüentes ataques de bandeirantes que desciam o rio Tietê em direção ao interior, aprisionando índios para mão-de-obra escrava. Com o decorrer dos anos e o notório crescimento, a Aldeia chegou a povoado e, posteriormente, já em 1809, à categoria de freguesia.

Em 1870 iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Anteriormente pertencente ao Município e Comarca de Santana de Parnaíba.

O espírito autonomista não tardou a surgir entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou vulto, culminando com a criação do Município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então Governador do Estado Adhemar de Barros.

Em 26 de março de 1949 instala-se o Governo Municipal e a primeira Câmara de Vereadores. Em 8 de dezembro de 1964 é promulgada a lei que instalou a Comarca de Barueri. O desenvolvimento econômico de Barueri ganhou força a partir de 1973, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei de Zoneamento Industrial que permitiu o surgimento de pólos empresariais como os de Alphaville, Tamboré e Jardim Califórnia e, mais recentemente o Distrito Industrial do Votupóca.

Localizada na zona oeste da região metropolitana de São Paulo, distante 26,5 quilômetros do marco zero de São Paulo, na Praça da Sé. Barueri tem uma área de 64 quilômetros quadrados e uma população fixa de aproximadamente 264 mil habitantes.

O município de Barueri é nacionalmente conhecido por abrigar parte do bairro de Alphaville que se divide entre Barueri e Santana de Parnaiba, onde há um conjunto de condomínios de luxo e prédios comerciais que formam praticamente uma outra cidade tem uma população fixa estimada em 50 mil habitantes, sendo que no município de Barueri são 265 mil e uma flutuante de 150 mil pessoas por dia. (Fonte Prefeitura Municipal de Barueri-Secretaria das Administrações).

Esporte

O Clube Grêmio Recreativo Barueri é de reconhecimento nacional.

O clube foi fundado em 1989, mas só joga profissionalmente desde 2001, quando disputou e venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior (na época, o time chamava-se Roma). Nesse mesmo ano, já com o nome de Barueri, disputou a Série B-3 (sexta divisão) do Campeonato Paulista de Futebol, terminando em 14°. Em 2002, jogando a B-3, conseguiu acesso para B-2.

No ano de 2003, jogando a B-2, subiu para B-1. Já em 2004, jogando a B-1, subiu para A-3. O segundo título veio em 2005: jogando a A-3, subiu para A-2 como campeão.

Em 2006 o Barueri disputou a A-2 e subiu para A-1 (primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol), sagrando-se campeão após golear o Sertãozinho por 4-1 no antigo Estádio Municipal Orlando Baptista Novelli.

No mesmo ano, o Barueri disputou o Campeonato Brasileiro Série C e conseguiu acesso para disputar a Série B do nacional em 2007. Este foi o sexto acesso conseguido em seis anos, o segundo só em 2006.

Em 2008, o Barueri conseguiu o acesso ao Campeonato Brasileiro Série A, antecipadamente, no dia 22 de Novembro de 2008, ao vencer o América de Natal por 3 a 0, colocando 4 pontos a frente do Bragantino e conseguindo o acesso faltando uma rodada, assim se juntando aos três que já haviam conseguido o acesso, o Corinthians, campeão do ano, Avaí e o Santo André

Torcidas

  • Torcida Guerreiros Barueri

A Torcida Guerreiros Barueri é a primeira e maior torcida organizada do Grêmio Recreativo Barueri e foi fundada em 26 de março de 2005 em base na grande campanha que o time GRB vem se desempenhado quando estava apenas na série A3 do Campeonato Paulista.

A torcida tem alianças com a Torcida Gladiadores e Comando Azul do São Caetano, Guerreiros do Leão do Bragantino, Ira Jovem do Gama, a Império Alviverde do Coritiba, Galunáticos de XV de Jaú, Esquadrão do Novembro de Piracicaba e Garra Alvinegra do ABC do Natal.

  • Torcida Independentes Loucos Barueri
  • Torcida Uniformizada Barueri

Geografia

Topografia

Com altitude média de 719 metros.

Clima

Como em quase toda a região metropolitana de São Paulo, o clima é subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 20Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 23°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm.

Municípios limítrofes

Seus limites são Santana de Parnaíba a norte, Osasco a leste, Carapicuíba a sudeste, Jandira a sul e sudoeste e Itapevi a oeste.

Demografia

Dados do Censo – 2000

População total: 208.281

  • Urbana: 208.281
  • Rural: 0
  • Homens: 102.884
  • Mulheres: 105.397
Gráfico climático para Barueri
JFMAMJJASOND
 
 
239
 
27
18
 
 
218
 
28
18
 
 
160
 
27
18
 
 
76
 
25
16
 
 
74
 
23
13
 
 
56
 
22
12
 
 
43
 
22
12
 
 
38
 
23
13
 
 
81
 
24
14
 
 
124
 
24
15
 
 
145
 
26
16
 
 
201
 
26
17
Temperaturas em °C Precipitações em mm
Fonte: Canal do Tempo

Densidade demográfica (hab./km²): 3244,25

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,62

Expectativa de vida (anos): 71,35

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,54

Taxa de alfabetização: 93,36%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,826

  • IDH-M Renda: 0,808
  • IDH-M Longevidade: 0,772
  • IDH-M Educação: 0,899

(Fonte: IPEADATA)

Etnias

Cor/RaçaPercentagem
Branca61,1%
Negra4,6%
Parda32,5%
Amarela0,3%
Indigena0,3%

Fonte: Censo 2000

Evolução demográfica

Evolução demográfica da cidade de Barueri

( Fonte : IBAM )

Hidrografia

  • Rio Tietê (do qual possui uma Estação de Tratamento de Efluentes).
  • Rio Barueri – Afluente do Tietê.

Administração pública

Atual prefeito Rubens Furlan, advogado formado pela Faculdade de Direito de Osasco. Foi reeleito recentemente para um quarto mandato.

Economia

Barueri é um dos principais centros financeiros do estado de São Paulo, e um dos pólos empresariais mais famosos do Brasil.

Sua economia baseia-se em sua arrecadação de impostos, em especial o ISS, proveniente da prestação de serviços. A cidade abriga o bairro de Alphaville, um dos centros empresarias mais renomados do país, contando com sedes e filiais de grandes empresas. Possui a alíquota de ISS mais baixa da Região Metropolitana de São Paulo, que varia entre 2% e 3%, conforme dados da prefeitura de Barueri.[5]

A cidade é a 9ª mais rica do Brasil, com um produto interno bruto (PIB) de R$ 25.483.663, superior à 20 capitais estaduais e grandes cidades do interior do país, sendo o terceiro maior do estado de São Paulo, atrás apenas das cidades de São Paulo e Guarulhos (Região Metropolitana de São Paulo).

Parques Empresariais

Barueri possui um Parque industrial bem desenvolvido. A tendência é o crescimento neste segmento em razão dos seguintes fatores:

Proximidade da capital paulista e rota para o Mercosul

Política de baixa tributação garantida por Lei

Disponibilidade de mão-de-obra qualificada

Infra estrutura completa para a instalação da nova empresa: sistema viário, asfalto, iluminação, ligação de água, entre outros

Disponibilidade de áreas do Distrito Industrial do Votupoca (1.500.000 m²) e no Novo Centro Comercial (255.513 m²).

São quatro os parques empresariais em Barueri: Alphaville|Alphaville/Tamboré, Jardim Califórnia, Jardim Belval e Votupoca

Centro Comercial

Outra medida que visa atrair investimentos para o município é o projeto de expansão do Centro Comercial, que será implantado em uma área no centro da cidade de 255.513 m². Esta área, adquirida do Exército Brasileiro pelo governo municipal, faz parte do projeto de urbanização da expansão comercial da área central da cidade.

Transporte

Básicamente o Transporte Municipal de Barueri é organizado de forma simples, através de concessões públicas, á Empresas que por sua vez, usam os terminais públicos, segundo fontes da própria Secretaria de Transportes do Município.

Ônibus

A cidade de Barueri conta com um meio de transporte coletivo, atualmente sob concessão da empresa de ônibus Benfica BBTT, sendo também atendida pela Linha 8 da CPTM, com quatro estações de trem: Antônio João, Barueri, Jardim Belval e Jardim Silveira.

Terminais

A cidade conta atualmente com três terminais de ônibus: Na zona leste da cidade, o Terminal Parque Imperial, no centro o Terminal Barueri e na zona sul o Terminal Jardim Silveira. Os ônibus possuem catracas eletrônicas nas quais se aceita o cartão Benfácil, que dá direito à integração ônibus-trem e ônibus-ônibus (apenas ônibus municipais e unidirecionais) no prazo de duas horas após se ter validado o cartão na catraca eletrõnica.

Trens

O município é servido pelos trens da linha 8. As estações são:

Rodovias

Bairros

Alameda arborizada em Alphaville.

  • Aldeia da Serra
  • Aldeia de Barueri
  • Alphaville
  • Bairro dos Altos
  • Centro
  • Chácaras Marcos
  • Cruz Preta
  • Engenho Novo
  • Fazenda Militar
  • Jardim Belval
  • Jardim Califórnia
  • Jardim Júlio
  • Jardim Líbano
  • Jardim Mutinga
  • Jardim Paulista
  • Jardim São Luis
  • Jardim São Pedro
  • Jardim Silveira
  • Jardim Reginalice
  • Maria Helena
  • Novo Polo Industrial
  • Parque Imperial
  • Parque Viana
  • Tamboré
  • Vila Boa Vista
  • Votupoca
  • Zona de Estração Mineral
  • Vale do Sol

  1. ? Erro de citação Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas IBGE_DTB_2008
  2. ? 2,0 2,1 Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ? http://www.barueri.sp.gov.br/