Venturosa é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Grotão e pelos povoados de Ingazeira e Tara Velho.
Localiza-se a uma latitude 08º34’29” sul e a uma longitude 36º52’27” oeste, estando a uma altitude de 530 metros. Sua população estimada em 2007 era de 15.576 habitantes.
Solo: Argiloso/arenoso/pedregoso/rochoso
Ocorrência mineral: Granito
Dia de feira: Terça-feira
Padroeiro: São José
O município está inserido no Planalto da Borborema.
A vegetação é composta pela caatinga hipoxerófila.
O município situa-se nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema. Seus principais tributários são os rios Ipanema, dos Bois e Cordeiro, e os riachos do Meio, Carrapateira, da Luiza, das Cabeceiras, Ch ã de Souza, da Pedra Fixa e Simão. Todos os cursos d’água são intermintentes.
O município conta ainda com o açude Ingazeira, com capacidade de acumulação de 4.800.000 m3.
Distrito criado com a denominação de Boa Sorte, pela lei municipal nº 14, de 8 de Janeiro de 1911, e pela lei municipal nº 73, de 15 de Novembro de 1929, subordinado ao município de Pedra.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Boa Sorte figura no município de Pedra. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943, o distrito de Boa Sorte passou a denominar-se Venturosa. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Venturosa figura no município de Pedra. Elevado à categoria de município com a denominação de Venturosa, pela lei estadual nº 3340, de 31 de Dezembro de 1958, desmembrado de Pedra. Sede no antigo distrito de Venturosa. Constituído de 2 distritos: Venturosa e Grotão, desmembrado de Pedra. Instalado em 20 de Março de 1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos Venturosa e Grotão. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital Boa Sorte para Venturosa alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943.
Localizada no município de Venturosa a Pedra Furada, é uma das mais belas paisagens da região. A região faz parte do pólo Buíque/Pesqueira/Venturosa que é um dos sete pólos de ecoturismo de Pernambuco apresentado pela Embratur. Em 1985, a Prefeitura de Venturosa construiu o Parque Pedra Furada que dispõe de infra-estrutura básica. Situada em um parque municipal, seu acesso é feito por uma trilha com escadaria (360 degraus). O mirante oferece paisagens de grande beleza.
É constituida por um enorme bloco de formação granítica (com aproximadamente 50 metros de altura), com diversas inscrições rupestres e é utilizada para prática de rapel.
A cidade possui também outros sítios arqueológicos de grande valor historico-cientifíco, como a pedra do Tubarão, onde foram descobertos um cemitério de indíos pré-históricos; Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas rupestres.
A aventura tem como foco principal a subida na pedra para a prática do rapel que parte é apoiado e na grande abertura um rapel livre (negativo).
Na trilha é necessário levar bastante líquido devido a elevada temperatura local em quase toda época do ano e protetor solar.
Algumas LanHouse’s
Eclipse Lan House – Venturosa – PE, Próximo aos correios.
Virtual House – Venturosa -PE, Av. Cap Justino Alves, defronte a Escola Estadual Cônego Emanuel Vasconcelos
| Este artigo é um esboço sobre Municípios do estado de Pernambuco. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |