Limoeiro

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Limoeiro é um município brasileiro situado a leste do estado de Pernambuco.

História

De acordo com a velha lenda, Limoeiro foi uma aldeia de índios tupis, numa região com muitos limoeiros (pés de limão), o que justifica o nome da cidade. A história da fundação de Limoeiro e a origem do seu nome, foi graças a um padre com o nome de Ponciano Coelho que teria chegado na região para catequizar os índios, conta-se que um dia chegou para morar perto de Limoeiro em Poço do Pau, um português que tinha por nome Alexandre Moura, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, imagem essa que atraía aos índios. Alexandre Moura construiu perto de sua residência uma igrejinha e colocou a imagem da dita Santa, celebrando missas pelo Pe. Ponciano Coelho, organizando festas, sendo isso atração para as famílias que começaram a morar na localidade, ficando mais perto do movimento religioso.

Presume-se que o Pe. Ponciano Coelho fizera desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da Capela de Poço do Pau para Limoeiro, aldeia indígena onde hoje se ergue a torre da igreja Matriz, marco da fundação do povoado chamado: Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação. Pode-se acreditar que a antiga aldeia de índios, hoje, Limoeiro, foi fundada pelos padres Manuel dos Santos e João Duarte do Sacramento, em 1711.

De acordo com o escritor limoeirense Antônio de Souza Vilaça: “Poder-se-ia dar guarida à lenda do Pe. Ponciano anteriormente contada, contudo se sabe que antes disso, ao aldeamento já se dera o nome de Limoeiro. Talvez o Pe. João Duarte do Sacramento ou o Pe. Manuel dos Santos, os primeiros que cuidaram da catequese, sejam os responsáveis pelo sugestivo nome. Entretanto, consta de Velho documento que o Conde Maurício de Nassau ao relacionar as aldeias de sua jurisdição, Limoeiro, encabeçava a lista”. (VILAÇA, 1972:11).

Em 1752, o Pe. Ponciano Coelho, recebeu a carta de Sesmaria, e Limoeiro cresceu deixando de ser aldeia de índios. “No dia 6 de abril de 1893, Limoeiro passou a cidade, como cidade a mesma teve seu primeiro prefeito Antônio José Pestana, seu primeiro Vigário Pe. Bartolomeu da Rocha. Neste dia se comemora a Emancipação Política de Limoeiro”.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º52’29” sul e a uma longitude 35º27’01” oeste, estando a uma altitude de 138 metros. Sua população estimada em 2004 era de 57.072 habitantes.

Possui uma área de 277,54 km².

  • Clima: tropical subúmido
  • Vegetação: Floresta caducifólia
  • Solo: Arenoso e argiloso
  • Relevo: Suave ondulado, ondulado e forte ondulado
  • Ocorrência mineral: Xistos, guaisses e metarcosias
  • Meses chuvosos: Junho – Julho

Em seus limites localiza-se uma pequena reserva de mata atlântica conhecida por mata do siriji, que recebeu este nome por está localizada no vale do rio siriji. Foi anexada pelo o Coronel Franscico Heraclio do Rêgo por conta de suas ricas reservas de água potável. Possui um rico potencial paisagistico de rara beleza, enorme potencial hidrico, vegetal e animal, sendo local perfeito para o ecoturismo de observação.

Hidrografia

Limoeiro é banhada pelo rio Capibaribe, rio esse que nasce no município de Poção, na Serra do Jacarará, nos arredores do Sítio Araçá, divisa com o município de Jataúba e despeja suas águas no oceano Atlântico, com uma bacia hidrográfica que ocupa uma área de 7.716 km².

Cultura

Secretário de Cultura Municipal – Radamés Moura

Sua comida típica é caracterizada pela pamonha, canjica, munguzá, milho assado e cozido. A população de Limoeiro se veste com roupas leves coerente com o seu clima.

Na música, podemos destacar o Cantor Toinho de Limoeiro (in memoriam), que ainda encanta com suas músicas românticas num estilo seresteiro.

Representando o Rap temos o Grupo Faculdade de Rua – fazendo um Rap responsavel, diferenciado pela voz dos Mcs Wendel Silva e Willian PerterSON.

O segundo sábado do mês de fevereiro, desde 2006, tornou-se o dia do desfile do bloco lírico Flor do Limoeiro, bloco de pau e corda que se caracteriza pela beleza de suas fantasias e pela animação de seus integrantes.

No dia 10 de fevereiro desde 2007, foi às ruas de Limoeiro o bloco Mais Um, da rua Otacilio Fernando de Lima.

Lan Houses

Em Limoeiro existem aproximadamente 65 Lan Houses localizadas em sua maioria no centro da cidade, mais existe uma tendencia de criação de Lan Houses nos bairros mais afastados do centro da cidade. Podemos destacar algumas Lans da cidade:

Lan House Net Point ( Centro ) Lan House Multinet ( Multirão de Baixo ) Lan House Multinet ( Lot. Santo Antônio ) Lan House Kit Net ( Cohab Velha )

Saúde

Conta com o Hospital Regional José Fernandes Salsa, Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro (Nova Imagem), Posto de Saúde Municipal e outros Postos e Consultórios Particulares.

Notável também os PSF – Programa de Saúde da Família

Educação

No que diz respeito à educação, a cidade possui escolas particulares, estaduais e municipais, GRE do Vale do Capibaribe e a Faculdade de Ciências da Administração de Limoeiro (FACAL).

Das mais variadas escolas da rede particular de ensino destacam-se: Escola Cônego Fernando Passos, 3º Milênio Colégio e Curso, Colégio Regina Coeli, Nossa Senhora de Fátima e Instituto Ariádnes.

Das escolas públicas de Limoeiro, destaca-se a Escola Profª Jandira de Andrade Lima (CERU), considerada uma das melhores escolas públicas do Brasil[carece de fontes?].

Esportes

Igreja matriz

Na recreação e desporto: AABB, Colombo Sport Club, Centro Limoeirense, Clube de Campo, Clube dos Motoristas.

Religião

Sua religião varia entre católica, evangélica, espírita e ubandista. Sua festa de destaque é a de São Sebastião sempre no mês de janeiro.

Crescente também a presença das Testemunhas de Jeová, tendo na cidade varias congregações, as quais se reúnem nos chamados Salão do Reino, alguns deles recém inaugurados.

Transporte

O transporte que transita: ônibus das empresas: Borborema, 1002, Itapemirim, Os Moto-taxistas – agora regularizados na cidade.

Administração

Seu prefeito atual é Ricardo Teobaldo (2009/2012). No poder legislativo, conta com 10 vereadores. Os símbolos da cidade de Limoeiro são: A bandeira, hino e o brasão.

Limoeirenses ilustres

  • Austro-Costa – escritor
  • Irmã Gabrielle Andash – freira
  • Cônego Fernando Passos – padre
  • Vigário Joaquim Pìnto – padre
  • José Nivaldo Barbosa de Sousa – médico, escritor e pecuarista
  • Antônio de Souza Vilaça – escritor
  • Octaviano Heráclio Duarte (falecido) – grande industrial
  • Padre Adauto Nicolau Pimentel – fundador do Ginásio de Limoeiro
  • Antônio Fabrício de Araújo Pereira (Monsenhor Fabrício) – educador
  • Marcos Vinicios Vilaça – Ministro do Tribunal de Contas da União, escritor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.

Outra personalidade de destaque em Limoeiro foi o polêmico Coronel Francisco Heráclio do Rêgo, ou Coronel Chico Heráclio, personagem de diversos “causos”, alguns verdadeiros, outros inventados. Ao contrário do que muitos pensam, de fato possuía o título de Coronel da Guarda Nacional.

O escritor paraibano Ariano Vilar Suassuna é o criador da bandeira de Limoeiro.

Referências bibliográficas

  1. João Batista Cavalcanti O coronelismo em Pernambuco: O exemplo de Chico Heráclio. Monografia apresentada no ano de 2002 ao Curso de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco como requisito parcial para obtenção do grau de Especialização em História (licença GPL). Capítulo 3.1.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.


Este artigo é um esboço sobre Municípios do estado de Pernambuco. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.