Cabedelo

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Cabedelo é um município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, no estado brasileiro da Paraíba. Tem uma área de 31,42 quilômetros quadrados, tendo uma forma singular, com 18 quilômetros de extensão por 3 quilômetros de largura. Tem uma população de aproximadamente cinquenta mil habitantes.

História

Fundada em fins do século XVI, na década de 1580, quando se edificou Cabedelo, esta pertencia ao município de João Pessoa. Através da Lei nº 283, de 17 de março de 1908, teve autonomia, ficando o povoado elevado à vila. Perdeu os foros de vila e município, por Lei Estadual nº 676, de 20 de novembro de 1928, a qual anexou o seu território ao município da Capital.

Em divisão administrativa de 1933 voltava a figurar como distrito do município de João Pessoa. Com a Lei Estadual nº 1631 de 12 de dezembro de 1956 mais uma vez voltava Cabedelo à categoria de município, compondo-se de um único distrito. Aquele diploma legal cria a Comarca, por desmembramento da Capital, cuja instalação do novo município estava prevista para 4 de abril de 1959 sendo, contudo instalado a 31 de janeiro de 1957.

É uma cidade que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa. Cabedelo é uma cidade portuária e fica numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Seu nome vem da expressão que significa “pequeno cabo”. O Porto de Cabedelo é a entrada e saída comercial do Estado.

Cultura

Um do ícones da cultura cabedelense é o Movimento de Música Popular de Cabedelo – MUSIPOC, presidido pelo músico Tadeu Patrício.

Geografia

O município está localizado na zona fisiográfica do litoral paraibano (93). Possuindo aproximadamente 15 quilômetros de costa com praias urbanizadas. Tendo ainda, toda costa estuário do rio Paraíba, onde parte destas praias se encontra em áreas de mangues. A Ilha da Restinga é parte integrante do município.

O clima é quente e úmido, com temperatura máxima de 35ºC e mínima de 22ºC. As chuvas começam geralmente em abril e terminam em julho. A vegetação é bastante diversificada, apresentando faixas de Mata Atlântica, coqueirais e manguezais.

Espaço urbano

O espaço urbano do município de Cabedelo encontra-se subdividido em cinco setores. Fazem parte do município de Cabedelo os distritos: Centro, Camboinha (1, 2 e 3), Renascer (Criado pela Lei 614/91 de 20 de Junho de 1991); Poço (Criado pela Lei 651/92 de 10 de Abril de 1992); e Intermares (Aprovação do loteamento na década de 80). Inicialmente, esse espaço era estruturado pelo centro, em torno da Fortaleza de Santa Catarina (século XVII), encaminhando-se para o bairro de Ponta de Mattos, por volta do século XVIII.

O espaço urbano de Cabedelo só veio a sofrer grandes alterações por volta da década de cinquenta, com os primeiros loteamentos aprovados. Passando o município a crescer rumo as praias do sul, tendo na década de oitenta a aprovação do loteamento Intermares.

Desde a criação do município até os anos 80, a tipologia das edificações era dominantemente unifamiliar com dois pavimentos. A partir da construção da Via Litorânea, houve a implementação de uma legislação urbana mais restritiva na capital. O perfil da ocupação do espaço urbano em Cabedelo começou a se modificar à partir dos anos 80, passando a predominar a verticalizacão das construções principalmente nas praias do litoral norte, com detalhe especial para o loteamento Intermares.

Demografia

A população total estimada em Cabedelo é de 53.000 (cinquenta e três mil) habitantes segundo o IBGE. Esta população aumenta durante o verão, chegando a atingir aproximadamente 80.000 (oitenta mil) habitantes, devido ao fluxo de turistas, veranistas e visitantes e até 200.000 pessoas durante o carnaval[carece de fontes?].

Meio ambiente

Há em Cabedelo reservas marinhas, Mata Atlântica e barreiras de corais.

Areia Vermelha

Outro ponto turístico muito conhecido é Areia Vermelha, uma ilha que só aparece na maré baixa. Quando aparece pode mostra as belezas desfrutadas pelos seres marinhos da area: pescinas naturais e aguás limpissimas e claras.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.