Taiobeiras

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Taiobeiras é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população, estimada em 2006 pelo IBGE, rondava os 30.363 habitantes.

História

O município de Taiobeiras está localizado no extremo norte do Estado de Minas Gerais. Compõe com outros municípios a Zona Fisiográfica de Itacarambira e a Microrregião homogênea do Alto Rio Pardo (159) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Junto com Águas Vermelhas, Montezuma, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas e São João do Paraíso, Taiobeiras configura a Microrregião 53 de Salinas, da macrorregião 8, no contexto das Regiões Administrativas (RA) da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado de Minas Gerais.

O município compõe uma das nove microrregiões da associação dos municípios da área mineira da Agência de Desenvolvimento do Nordeste – ADENE, a AMANS, denominada Alto Rio Pardo, integrando os Vale do Rio Pardo e do Rio Jequitinhonha. (Fonte: Prefeitura Municipal de Taiobeiras)

A origem de Taiobeiras situa-se no antigo Sítio Bom Jardim, município de Rio Pardo de Minas, localidade onde passavam as estradas que ligavam Teófilo Otoni, em Minas Gerais, aos municípios do sertão da Bahia e a Brejo das Almas (Francisco Sá) e Montes Claros. O sítio tornou-se, rapidamente, um entroncamento de tropeiros e viajantes, que iam e vinham destas localidades.

O povoado, propriamente dito, começou com a construção de uma capela e de um cemitério, mandados construir por Vitoriano Pereira da Costa. Com a bênção do cemitério pelo padre Esperidião Gonçalves dos Santos, da paróquia de Rio Pardo de Minas, um cruzeiro foi levantado no local em 1875. Antevendo a possibilidade do surgimento do povoado, Vitoriano e sua esposa, Ana Severina de Jesus, conhecida como Naninha, doaram uma parte do Sítio Bom Jardim para o início das primeiras construções. Com a morte de Vitoriano em 1900, sua esposa vendeu parte das terras do sítio para Martinho Antônio Rego – mascate vindo da Bahia que pretendia instalar-se na região – em negociações efetuadas nos anos de 1901 e 1910. Em 1911 o povoado tornou-se distrito de Rio pardo de Minas, recebendo o nome de Bom Jardim das Taiobeiras, nome ligado a uma planta nativa da região.

Com as visitas periódicas do padre Espiridião, moradores das redondezas começaram a ser atraídos para a localidade. Alguns fazendeiros se cotizaram e abriram uma vala que conduzia água do córrego Bom Jardim ao povoado nascente. As primeiras casas foram construídas onde hoje é a Avenida da Liberdade, no quarteirão entre a travessa Martinho Rego e a rua Bom Jardim. Os primeiros comércios eram simples “vendas”, estabelecimentos precários que serviam cachaça e alguma comida.

Em 1923, o distrito passou a se denominar Taiobeiras e foi incorporado ao município de Salinas. Com o desenvolvimento crescente, a emancipação definitiva deu-se em 1953, com a instalação do novo município ocorrendo no ano seguinte.

Bibliografia consultada (disponível na Biblioteca Pública Municipal de Taiobeiras):

MIRANDA, Avay. Taiobeiras: seus fatos históricos. Vol. I. Brasília: Thesaurus, 1997.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.


Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Site: http://www.grandevale.com.br