Sericita é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Em 1741, índios botocudos atacam e destroem os povoados de Casa da Casca e Rio Santana. Expedições de bandeirantes são organizadas, e o povoado de Santana é reconstruído. No seu território, surge uma povoação chamada Jequitibá. Em 1917, Jequitibá passa a distrito. Em 1923, muda sua denominação para Itaporanga e, após vinte anos, o distrito passa a ser chamado de Sericita, sendo emancipado em 1962, com o seu território desmembrado de Abre-Campo.
Sua população estimada em 2004 era de 7.302 habitantes.
Terceiro produtor de café, leite e gado de corte de sua microrregião econômica, o município está na Zona da Mata, em pleno maciço da Cordilheira do Espinhaço, sendo a Serra do Cantagalo sua principal elevação, Pertence a Bacia do Rio Doce, e o Ribeirão Santana, que banha a sede municipal, é o principal em sua hidrografia.
Tem 194 quilômetros quadrados de área, e dista 274 quilometros de Belo Horizonte. Santa Rita é a padroeira.
A cidade de sericita tem somente 3 escolas,a Escola Municipal “José Batista de Lima” que é do 1º ano(pré escolar) ao 5º ano(4ª série),e a Escola Estadual “Clélia Bernardes” do 6º ano(5ª série)a 8ª série.
A Principal festa de Sericita é a festa de aniversário dela,também popularmente chamada de Festa da Cidade.
No final de 2008,muitos projetos aconteceram,como a chegada de sinal de celular para Sericita,a inauguração do asfalto e a chegada de internet para todos também.
Segundo especialistas (INPE), é uma região com grande incidência de raios e tempestades de granizo, devido ao forte calor que predomina na região, principalmente no verão; já foi registrado 40º nessa cidade.
Cumulonimbus
Raios em Sericita em Minas Gerais
Raios em Sericita
Como as nuvens conseguem sustentar o gelo lá em cima?
Esse é um efeito causado pela diferença de temperatura. Este efeito é chamado de difração do calor.
Com grande biodiversidade na falna e na flora, Sericita possui grande diversidade de orquídeas. Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes.
Dentre as espécies mais comum da região estão:
Ophrys lutea
Uma espécie terrestre.
Cattleya labiataPlanta nativa do Brasil, que causou sensação ao ser introduzida na Inglaterra
Brassavola nodosaOriginária da América existe em abundância nessa cidade, encontrada principalmente vegetando sobre pedras e também em árvores.
Cattleya loddigesiiEspécie epífita no habitat na serra do Matipozinho (Região de Sericita).
Cattleya walkerianaEspécie crescendo de forma rupícola, no habitat em Sericita.
Habenaria josephensisEspécie terrestre crescendo sobre o solo sombrio e turfoso de uma mata.
Cyrtopodium hatschbachiiEspécie terrestre crescendo em meio ao capim de uma lage de pedras.
Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |