São João Nepomuceno

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

São João Nepomuceno é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Fica localizado na microrregião de Juiz de Fora, por sua vez localizada na mesorregião da Zona da Mata mineira.

Já foi o nome do município de Nepomuceno. Outra denominação era São João Nepomuceno de Lavras do Funil.

Sua população estimada em 2007 era de 25.011 habitantes.

Fundada por volta de 1800 por Mateus Luiz Garcia , teve início com a construção da Capela do Rio Novo de baixo, onde atualmente fica a Igreja Matriz, que se encontra em estado de reforma.

É terra de grandes nomes, como Heleno de Freitas, lenda do futebol brasileiro.

Encontram-se em São João Nepomuceno diversos estabelecimentos bancários (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Credimata e Coopemata)

História

O nome do município foi dado em homenagem ao santo checo Ján Nepomucký, dos quais eram devotos os seus fundadores.O povoamento da região de São João Nepomuceno teve início a partir de algumas fazendas que surgiram no início do século XIX. A maioria dos proprietários destas fazendas vinham do município de Queluz (Conselheiro Lafaiete).

O Guarda-Mor José Furtado de Mendonça, proprietário da Fazenda “Roça Grande” comprou terrenos anexos, onde se desenvolveu a cidade, e os doou à Província de Minas para ali ser constituído um Curato e fundada uma povoação.

O Guarda-Mor Furtado, auxiliado por Domingos Henriques de Gusmão, Domingos Ferreira Marques e Antônio Dutra Nicácio, levantou então uma capela a que foi dado o nome de Capela do Rio Novo de Baixo, sob o orago de São João Nepomuceno.

Em 25 de agosto de 1832, quando essa freguesia é elevada a condição de vila, tornando-se São Manoel do Pomba, município autônomo, a ele está incorporado o antigo curato da “Capela de Baixo”, com o nome de São João Nepomuceno do Rio Novo, que teria sido assim, o seu primeiro topônimo, já que o outro não passava de denominador vulgar.

A lei prov. n. 202, de 7 de abril de 1841, Art.1o. §4o. elevou a povoação a Vila e o Curato a Freguesia, desmembrando o território do município do Pomba, anexando-o pelo art. 3o. desta mesma lei à Comarca de Paraibuna, a qual ficou composta pelo município de Barbacena e das Vilas de São João Nepomuceno, Pomba e Presídio (Visconde do Rio Branco).

Em 10 de setembro de 1851, depois de quase dez anos de vida autônoma, a lei prov. no. 514 transferiu a sede do município da Vila de São João Nepomuceno para o arraial do Cágado, o qual tinha sido elevado pela mesma lei à categoria de Vila com o nome de Mar de Espanha.

A lei 542, de 9 de outubro de 1851 suprimiu a freguesia, incorporando o seu território à do Rio Novo. Em 1859 graças à lei 1033 de 6 de julho, foi restabelecida a freguesia, ficando pertencendo ao Termo de Mar de Espanha, com as divisas primitivas.

A lei 1265 de 19 de dezembro de 1865, art 2o. parágrafo 5o. desmembrou da freguesia do Rio Novo o distrito da Santíssima Trindade do Descoberto e o anexou à de São João Nepomuceno.

A lei no. 1606, de 28 de julho de 1868, elevou à categoria de Vila o povoado de São João Nepomuceno e constituiu o município deste nome com as seguintes freguesias: São João Nepomuceno, Rio Novo e os distritos da Santíssima Trindade do Descoberto, desmembrado do Termo de Mar de Espanha, e o do Piau, desmembrado do Termo de Juiz de Fora.

Em 1870, a lei 1644, de 13 de setembro , transferiu a sede do município de São João Nepomuceno para a povoação do Rio Novo do mesmo município, sendo a povoação deste nome elevada à categoria de Vila.

Finalmente, em 1880, São João adquire em definitivo a sua autonomia através da lei 2677 de 30 de novembro que restaura o município de São João Nepomuceno e eleva-o novamente à vila. O parágrafo 1o. do art. 1o. dessa lei, declara que o novo município se comporá da freguesia de São João Nepomuceno, do distrito de Santa Bárbara (Carlos Alves), da freguesia da Santíssima Trindade do Descoberto – ambos desmembrados do Rio Novo – e da paróquia de Dores de Monte Alegre (Taruaçu), desmembrada do município de Mar de Espanha.

Em 1881, a lei no. 2848, de 25 de outubro, elevou a vila de São João Nepomuceno à categoria de cidade, o que lhe dava maior “status”, uma vez que na época as vilas, da mesma forma que as cidades, podiam servir de sede aos municípios.

Em 1891, a lei estadual no. 11 de 13 de novembro, cria a Comarca de São João Nepomuceno, sendo para ela designado, como 1o. Juiz Antônio Raymundo Tavares Belfort.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.