São João da Ponte

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

São João da Ponte é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 25.929 habitantes.

História

Conta-se que nos idos de 1840 uma senhora chamada Joana Verediana Cordeiro, mulher considerada guerreira por demonstrar tamanha coragem e força diante de muitos problemas e ameaças,veio abrigar-se em um vilarejo sem nome ou história…Vilarejo este que nos dias de hoje alimentam esse mito e a têm como uma heroína. Mulher esta que cultivava o hábito de rezar junto à imagem de São João Batista numa casinha às margens do córrego Salobo.

A fé de Dona Joana ia se espalhando e contagiando cada vez mais as pessoas. Com o tempo, a casinha tornou-se ponto de romaria dos devotos do santo e eternos admiradores daquela senhora iluminada. Mais tarde,com fé e dedicação a senhora Joana Verediana juntamente com os seus seguidores constroem uma ponte sobre o córrego Salobro e, próximo a ela, uma capela em homenagem a São João Batista onde alimentaria a crença daquele povo. O povoado que ali veio a se formar fora denominado São João da Ponte do Salobro.Mas o tempo passou…

Quando é elevado a distrito, em 1859, tem o nome reduzido para São João da Ponte,no qual até os dias de hoje conserva a mesma denominação depois de tornar-se município em 1943 e procura de uma forma ou de outra deixar a chama de fé e dedicação dessa admirável mulher sempre acesa para que esta história nunca se perca como um simples soprar do vento…

Fundação

São João da Ponte do Salobro, vilarejo localizado ao Norte de Minas Gerais, foi emancipado do município de Brasília de Minas em 1943 recebendo o nome de São João da Ponte. A sua fundadora fora Joana Verediana Cordeiro que tinha por padroeiro São João Batista.

Economia

Esta cidade tem sua economia fundamentada quase toda na agricultura e pecuária tendo como álibi o plantio de milho, feijão, cana-de-açúcar e a produção de carvão-vegetal.

Nesta não existe alto índice de emprego por não possuir grandes empresas e nenhuma fábrica, ocasionando então elevada migração à procura de oportunidades e melhoria de vida em outras cidades. Infelizmente muitas vezes, o abandono do “Pontense” a procura do mesmo não é bem sucedido, fazendo então, com que retornem a sua terra natal.

Turismo

Aniversário do Município Local: Cidade Período: 31 de Dezembro

Festa (típica, religiosa, folclórica)

Festa de Bom jesus de Condado do Norte

Local: Dist. Condado do Norte Período: De 02 a 9 de Agosto Descrição: Festa típica iniciada no dia 02 ao dia 9 de agosto com levantamento de mastros, barracas, leilões etc.

Festa de Nossa Senhora De Santana

Local: Distrito Olímpio Campos Período: 25 e 26 de Julho Descrição: Festa religiosa,levantamento de mastros, barracas, leilões, danças e festejos.

Festa de Santa Rita

Local: Povoado de Santa Rita Período: 22 de Maio Descrição: Romaria em direção ao povoado de Santa Rita, localizado à ì 5 km da cidade

Festa de São Miguel

Local: Povoado de São Miguel

Período: De 27 a 29 de Setembro

Festa do Bom Jesus

Local: Povoado Vera Cruz

Período: De 05 a 6 de Agosto

Festa do Padroeiro São João Batista

Local: Cidade

Período: 23 a 25 de junho Descrição: Festa religiosa,levantamento de mastros,romarias,missas,festejos etc…

Vaquejadas

Vaquejada da Fazenda Morro Preto

Local: Fazenda Morro Preto Período: Junho Descrição: Derrubada de novilhos na pista, torneio com premiações.

Vaquejada da Fazenda Santa Mônica

Local: Fazenda Santa Mônica

Período Maio

Descrição: Derrubada de novilhos na pista, torneio com premiações.

Vaquejada Nacional

Local: Parque de Vaquejada Denizer Veloso dos Santos Período: dias 19, 20 e 21 de Junho Descrição: Vaquejada, parque de diversões, barraquinhas e shows

Dados do Município

  • Região:………………………………………… Norte

Cana-de-açúcar Carvão vegetal Óleo vegetal Lenha Resíduos Briquetes

  • Área (km²):…………………………………… 1.577.820
  • População estimada (2004):…………………………… 25.929
  • Densidade demográfica (1998):…………… 1,59
  • Crescimento demográfico

anual (%) (1991-1996):……………………… 2,6

  • Renda per capita (US$) (1997):…………… 4.232
  • Participação no PIB (%) (1996):………….. 1,30
  • Mortalidade infantil

(1000 nasc.vivos) (1997):…………………… 35,37

Municípios Limítrofes

Norte: Ibiracatu, Varzelândia e Verdelândia Oeste: Lontra e Japonvar Leste: Janaúba e Capitão Enéas Sul: Patis e Montes Claros

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.


Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.