Santa Rita do Sapucaí

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Santa Rita do Sapucaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 33.802 habitantes. É conhecida como O Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas, desta área, situados na cidade. As referências na área de educação são: a ETE, o Inatel e a FAI. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada da cidade.

Perfil

Santa Rita do Sapucaí é conhecida em Minas Gerais por sua vanguarda no ramo da eletrônica e telecomunicações, pois tem um arranjo produtivo local dessas indústrias. Depois do seu grande desenvolvimento, ficou conhecida como “Vale do Silício” brasileiro.

A semente do Vale da Eletrônica foi plantada pela milionária benemérita “Sinhá Moreira“, que fundou a escola técnica de eletrônica. Logo depois, foi criado o INATEL e alguns anos depois a FAI. Essas três escolas formam a mão-de-obra do Vale.

Assim, a idéia de Dona Sinhá Moreira expandiu-se e foi incorporada pelas administrações públicas, passando a contar com a força de outros nomes expressivos no panorama econômico e político brasileiro, o que a conduziu para a formação do chamado “vale da Eletrônica”.

Desde então, a cidade tomou novos rumos na área tecnológica, criando ambiente para que os alunos ali formados permanecessem com suas idéias e projetos, criando novas indústrias, que passarm a dar o tom do desenvolvimento à cidade, possibilitando que seus jovens ali se empregassem e desenvolvessem suas carreiras profissionais. Hoje a oferta de empregos é grande e a renda “per capita” anual é alta e pode ser comparada a de importantes cidades, como Sorocaba, Uberlândia e Piracicaba.

Hoje, são mais de 130 empresas com pequeno e médio porte de base tecnológica que, juntas, em 2008, vão faturar R$ 1 bilhão.

O Rio Sapucaí, que aos poucos vem se restabelecendo e tornando-se mais limpo, voltou a oferecer grandes pescarias; suas margens estão sendo reflorestadas e sua beleza ímpar é encantadora.

Rodovias

A principal rodovia que corta o municipio é a BR 459 ligando Lorena – SP a Poços de Caldas – MG

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.


Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.