Pedra Azul

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:


Pedra Azul é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado no nordeste do estado, na região do vale do rio Jequitinhonha. Sua população estimada em 2004 era de 24.398 habitantes.

História

Havia, por concessão da Coroa Portuguesa, a Antônio Guedes de Brito uma sesmaria de grandes proporções territoriais, conhecida como Domínios da Casa da Ponte, abrangendo extensas áreas de terras, desde o Norte de Minas até o interior do Sul da Bahia. Na extremidade sudeste desses domínios, havia mata espessa de aspecto selvagem e inacessível, região onde se encontra o município de Pedra Azul.

No final de 1833, violento e duradouro incêndio consumiu considerável parte da mata, descobrindo intensa clareira e deixando aberta uma imensidão de terras. Esse fogo, com as terras que abriu, ficou tão famoso que o ano de 1833 passou a ser conhecido como o ano da fumaça.

Tomando conhecimento das terras, reveladas pelo incêndio, o português Manoel José Botelho vem de Cateriogongo e se estabelece na clareira aberta, formando a fazenda Pau d’Alho, sendo hoje considerado o fundador de Pedra Azul.

Nas pegadas do português vem da Bahia, através da clareira, o padre Manoel Fernandes da Costa, que se estabelece formando a fazenda Várzea Grande, onde constrói uma capela consagrada a Nossa Senhora da Conceição, em torno da qual foi se formando um pequenino núcleo residencial. Como o local em que o padre assentou sua posse ficava entre a mata e a caatinga, o núcleo passou a se chamar Nossa Senhora da Conceição da Boca da Caatinga, sendo este o primeiro nome de Pedra Azul. Estas terras mostrando-se propícias à lavoura e a formação de pastagens vieram diversas famílias, como a dos Antunes, dos Araújos e dos Ruas.

Com o advento da República, havendo então o governo provisório determinado a criação, em cada núcleo residencial brasileiro, de conselhos deliberantes que cuidassem de sua administração, o alferes Cassiano dos Reis, primeiro presidente do Conselho de Caatinga, diligencia para que esse nome seja mudado para Fortaleza, em virtude da semelhança da topografia local com uma verdadeira fortificação, caracterizadas pelos gigantescos monólitos de granito que cercam seu território, como a protege-los. Tais monólitos de granito têm, por sua vez, as denominações de Pedra da Conceição, Pedra da Rocinha, Pedra da Montanha, Pedra do Cruzeiro, Pedra Cabeça Torta e Pedra Forno de Bolo.

Mais famílias vem trazer sua dedicação à Fortaleza, os Farias, os Soares, os Figueiredo, os Veloso e os Almeida.

Em 1.º de junho de 1912, houve a elevação do distrito de Fortaleza a município, e em 1943 o nome da cidade foi mudado para Pedra Azul, em virtude da grande quantidade de águas-marinhas aqui encontradas. Essas pedras azuis deixaram grande riqueza por largo período à cidade, que ainda mostra as marcas da época, retratadas nos belos casarões, até hoje existente, construídos na passagem do século XIX para o século XX. Tal riqueza se tornou tão famosa que lendas se criaram a ponto de dizer que, no longo governo mineiro de Benedito Valadares, Pedra Azul dispensava, por não precisar, toda ajuda chegada do Estado, e ainda chegava a emprestar dinheiro a Minas Gerais. As mesmas águas-marinhas deram a Pedra Azul consideração e fama internacionais, na ocasião em que o governo brasileiro, pelas mãos de Assis Chateaubriand, ofereceu à rainha Elizabeth II, da Inglaterra, quando de sua coroação, um colar composto de águas-marinhas oriundas do município.

Personalidades nascidas em Pedra Azul

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.


Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.