Laranjal

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Laranjal é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Geografia

O município localiza-se na Mesorregião da Zona da Mata mineira. A sede dista por rodovia 348 km da capital Belo Horizonte.

Rodovias

Relevo, clima, hidrografia

A altitude da sede é de 175 m, possuindo como ponto culminante a altitude de 1119 m. O clima é do tipo tropical com chuvas durante o verão e temperatura média anual em torno de 23,5°C, com variações entre 18°C (média das mínimas) e 31°C (média das máximas). (ALMG)

O município integra a bacia do rio Paraíba do Sul, sendo banhado pelos rios Pomba e São João.

Demografia

Dados do Censo – 2000

População total: 6.126

  • Urbana: 4.212
  • Rural: 1.914
  • Homens: 3.089
  • Mulheres: 3.037

(Fonte: AMM)

Densidade demográfica (hab./km²): 29,9

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,0

Expectativa de vida (anos): 75,2

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,0

Taxa de alfabetização: 82,6%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,769

  • IDH-M Renda: 0,656
  • IDH-M Longevidade: 0,837
  • IDH-M Educação: 0,813

(Fonte: PNUD/2000)

Cultura

No mês de agosto acontece a sua grande festa, a exposição agropecuária. Outro ponto alto de sua cultura são as Folias de Reis, que acontecem todos os anos entre 31 de dezembro e 6 de janeiro, tendo como ápice a missa com exaltação ao Divino e a chamada “entrega”, que é nada mais que o evento final da festa. Consta de uma orquestra de violas, violões, sanfonas, cavaquinhos, bumbos entre outros instrumentos, embalados por um canto místico compreensível à poucos, mas rico em cultura da religiosidade popular católica. Acompanha uma semana madrugada adentro, juntamente, um homem travestido com roupas exóticas que narra contos, fatos e versos sobre o cotidiano, a bíblia e o dono da casa visitada.

Uma de suas personalidades mais marcantes é Cônego Geraldo Mendes Monteiro, conhecido popularmente como Padre Geraldo, grande professor, escritor, dentre outros títulos, deixou para Laranjal um legado cultural bibliotecário com seu nome, tendo algumas obras de suma importância para o município como “História do Laranjal”.

A Igreja católica é representada pela Matriz Nossa Senhora da Conceição, um belo exemplar de arquitetura que, aos poucos, perde suas características históricas por inúmeras reformas insensíveis à cultura. É datada em sua torre em 1.909, sendo corrigidas por estudiosos ter sido construída antes disso, e tal data expressa apenas o ano em que a torre foi terminada.

Laranjal possui inúmeros exemplares de arquitetura histórica que não são aproveitadas em sua memória cultural. O maior exemplo é o conhecido Bar Silva, que há anos pertence a família que nomeia o estabelecimento. Sua fachada é decorada com belos ícones de sentido não conhecido, mas que demonstram a riqueza cultural do município.

REFERÊNCIAS DE ESTABELECIMENTOS, só os melhores estão aqui:

Tem o BAR SILVA com mais de 100 anos na família dos Silva (centro da cidade) Tem a LANCHONETE LANCHES BEM (Centro da cidade, a mehor lanchonete da cidade) Tem a PADARIA SÃO JORGE (também no centro da cidade) Tem a PADARIA DO PEDRINHO (na chegada da cidade) Tem o AÇOUGUE DOIS IRMÃOS (centro da cidade) Tem a PADARIA DO TÃO (morrinho da paquera) Tem o BANCO ITAÚ (morrinho da paquera) Tem o BANCO CREDILÉO (centro da cidade) Tem a PAPELARIA DO JOÃOZINHO DD (centro da cidade) Tem a PAPELARIA DA FÁTIMA (morrinhoda paquera) Tem o HOTEL TINECA (centro da cidade)

E tem muito mais, não se esqueça, Lanchonete é Lanhes Bem, bar é o Bar Silva, Padarias são a Padaria São Jorge, a Padaria do Pedrinho e a Padaria do Tão, açougue é o Açougue Dois Irmãos…

Venha conhecer nossa cidade!!!

História

O município originou-se de um povoado surgido às margens do caminho que servia a cidades da região. Em 1857 o povoado torna-se distrito do município de Leopoldina. Em 1938, emanciapa-se do município de Cataguases (ALMG).

Ver também

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.