Jeceaba

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Jeceaba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

História

O nome primitivo da localidade foi Camapuã. Termo indígena que significa “o monte redondo”. Sua origem remonta aos anos 1910, quando ali chegaram os primeiros portugueses, espanhóis e italianos para a construção do Ramal Paraopeba da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB).

Após a inauguração do ramal de Paraopeba, da Estrada de Ferro Central do Brasil, que ligou o povoado a Conselheiro Lafaiete e, posteriormente, a Belo Horizonte, iniciou-se um período de maior desenvolvimento, chegando mesmo a contar com as maiores casas comerciais do município de Entre Rios de Minas, ao qual pertencia.

Entre os habitantes mais antigos da comuna figuram muitos ferroviários, alguns de origem portuguesa, espanhola e italiana, que permaneceram na localidade, após o término do ramal ferroviário citado. Pode-se pois, atribuir-se aos trabalhadores da construção da ferrovia o desenvolvimento do lugar. Acresce, ainda a circunstância de ser a então Camapuã a única estação de estrada de ferro em vasta região agropecuária, possibilitando a presença de estabelecimentos comerciais de vulto, principalmente atacadistas.

O Decreto-Lei Estadual nº 148 de 17 de dezembro de 1938, elevou os povoados de Camapuã e Lagoinha (hoje Jeceaba e Bituri) à categoria de Distritos pertencentes ao Município de João Ribeiro (atual Entre Rios de Minas ).O Decreto Estadual nº 058 de 31 de dezembro de 1943, determinou a mudança do nome do Distrito de Camapuã, para Jeceaba. Yi-ecê-aba- nome também indígena que significa a confluência de rios ou a junção de rios: a reunião das águas. Resolução nº 21 do Município de João Ribeiro – MG de 31 de agosto de 1953, aprova a emancipação do Distrito de Jeceaba, a fim de que o mesmo possa ser elavado à categoria de Município na próxima revisão administrativa do Estado e a anexação do Distrito de Bituri a este Município. E a 12 de dezembro de 1953, sendo Governador do Estado o Juscelino Kubitschek, a lei Estadual nº 1039 criou o Município de Jeceaba, que se desmembrou de Entre Rios de Minas (ex. João Ribeiro). Esta mesma lei atribui ao Município de Jeceaba o Distrito de Bituri (ex. Lagoinha).

A cidade recebeu muitos investimentos devido a sua importante participação na siderurgia, pois abriga uma usina e fábricas de tubos de aço, com destaque para as instalações industriais da Mannesmann.

A lei Estadual nº 2764 de 30 de dezembro de 1962 que fixa a Divisão Administrativa do Estado de Minas Gerais, cria o distrito de Caetano Lopes, delineado pela lei Municipal nº 160 de 6 de julho de 1964.

Geografia

Sua população estimada em 2008 é de 6.047 habitantes. (Fonte IBGE)

Jeceaba é banhada pelos rios Camapuã e Paraopeba, sendo este último um dos mais importantes afluentes do Rio São Francisco.

Nos períodos chuvosos, ocorrem ocasionalmente enchentes e inundações em virtude do aumento do nível das águas destes dois rios.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.