Itumirim

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Itumirim é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Site de Itumirim

Geografia

Situa-se o município de Itumirim na zona sul do estado de Minas Gerais e a cidade localiza-se ás margens do Rio Capivari, colocada sobre um outeiro. Sua área é de 242.2 km², a temperatura apresenta a média anual de 21º, com altitude de 870.56 m, sua população é de 6.647 hab., sendo 4696 na área urbana e na área rural. 1689 Seu território é montanhoso, a cidade é entrecortada pelas serras do Campestre e da Estância sendo a última a mais alta e extensa do município e entre elas está situado o Cannyon da Pirambeira, no Rio Capivari, considerado o segundo melhor rio em Minas, para a prática de esportes radicais. Este “cannyon ” possui mais de 01 km de extensão, um dos mais belo espetáculos na natureza na região, com paredões de mais de 100 metros de altura e inúmeras corredeiras propícias à prática de esportes radicais como, Canyoning, canoagem, bóia cross. Possui ainda a cachoeira do Engenho, do curtume, das aranhas, dos Cruz e diversas corredeiras dos Rios Capivari e Grande sem denominação. Dista 395 km de São Paulo, 415 do Rio de Janeiro e 248 km de Belo Horizonte. O município é cortado pela BR 265 e fica a 33 km da BR 381, possui um ramal ferroviário serpenteando suas montanhas que liga ao estado do Rio de Janeiro, com futuro projetos de implantação de “trens turístico” e paisagens deslumbrantes aos olhos dos visitantes

Turismo

O turismo em Itumirim é predominante ecológico. Possui várias cachoeiras: Cachoeira das Aranhas, Cachoeira do Engenho, Cachoeira do Paraíso (conhecido porpularmente como Paraíso), Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira dos Cruzes. Porém, este potencial ainda não é explorado pelos governantes da cidade.

Itumirim possui grande potencial para se tornar referência em turismo de aventura no estado, possui serras propícias para prática de vários esportes, além de um canion conhecido como Pirambeira, localizado na zona rural do município.

As cachoeiras são as principais atrações deste pequeno e aconchegante município. Destaque para a Cachoeira do Engenho, que possui uma grande queda d’água, propícia para tomar um delicioso banho de cachoeira e relaxar vendo a paisagem montanhosa do local.

Outra cachoeira que merece destaque é a Cachoeira das Aranhas. Localizada à aproximadamente 16 km do centro da cidade, esta cachoeira reserva várias particularidades para os turistas. Primeiramente, vale destacar que esta cachoeira se localiza no meio de um complexo de serras, portanto, a paisagem já compensa a viagem. A cahcoeira possui, basicamente, três locais onde se pode tomar um bom banho de cachoeira, são eles: o poço de cima, o poço do meio, e o poço de baixo. No poço de baixo, há uma pedra onde os turistas podem saltar há uma altura de aproximadamente 5 metros até a água. Esta experiência proporciona sensações incríveis aos banhistas. Além disso, a cachoeira das aranhas conta com uma grande área propícia à prática do camping. Próximo ao poço de cima existe uma área plana onde se pode armar os acampamentos com toda segurança e conforto.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.