Itapecerica

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Itapecerica é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2007 era de 20.653 habitantes segundo o IBGE. A superfície é de 1.042 km² e a altitude de 835 metros. O nome da localidade deriva do tupi, significando “pedra escorregadia”.

A economia do município se baseia na extração mineral (grafite), na agropecuária e no turismo. Nascida no final do século XVII e situada no coração do Vale do Itapecerica no Centro-Oeste de Minas, a cidade foi o décimo município criado no estado e surgiu de uma trilha de bandeirantes que saía de Tiradentes e levava até o estado de Goiás, no início da exploração aurífera.

As principais cidades próximas são Formiga e Divinópolis, ambas distantes cerca de 60 quilômetros. Está a 180 quilômetros da capital Belo Horizonte. Seus principais monumentos histórico-culturais são seu centro urbano, onde ainda persiste o casario de estilo colonial, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de São Francisco e a Matriz de São Bento, obra mais imponente da cidade e local do palco principal do Festival de Inverno, evento artístico que ocorre anualmente na última semana de julho.

Além da importante cultura, fé religiosa e seu talento artístico, o povo itapecericano se dividiu durante tempos pela paixão futebolística. São Bento e União dividiam a cidade, fazendo um tradicional clássico da região. Apesar da força de antigamente, o esporte local já não desperta o mesmo interesse e, hoje em dia, o Torneio de Inverno de Futsal é o que mais empolga a cidade.

A Semana Santa em Itapecerica, marcada pela viva tradição, é algo surpreendende. Não tão somente a religiosidade popular manifesta em sua população que piedosamente acompanha cortejos e procissões, mas também pela imensa bagagem cultural expressa pela participação da bicentenária Corporação Musical Nossa Senhora das Dores e da Centenária Corporação Musical Santa Cecília. Além disso, a seriedade litúrgica e o espírito católico desta época fazem destas celebrações grande atrativo turístico para a cidade.

Referências

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.