Ipuiúna

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Ipuiúna é um município brasileiro localizado no sul do estado de Minas Gerais.

História

A origem da cidade remonta ao século XVIII, quando haviam várias disputas territoriais entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo. Alferes Joaquim de Freitas e seu exército avançaram no território de Minas e, em janeiro de 1789, postaram uma guarda entre São Mateus e Mogi-Guaçu. O local recebeu o nome de Guarda de Caldas, e ao seu redor se formou o arraial que deu origem à cidade de Caldas. O povoado de Santa Quitéria – primeiro nome do município de Ipuiúna, e que dá o nome a uma padroeira da cidade – elevou-se a distrito em 1911, com a denominação atual. Ipuiúna, que na linguagem tupi significa “olho de água escura”, foi emancipada em 1953. Os padroeiros da cidade são: S. João Batista e Sta. Quitéria. A festa dos padroeiros se dá no mês de junho. De 1° a 13 de Maio acontece outra festa local, a de São Benedito.

Geografia

Sua população estimada em 2005 era de 9.117 habitantes.

A cidade tem uma economia baseada na agricultura, destacando-se a produção de batata, sendo por isso conhecida, até hoje (2008), como ‘Capital Nacional da Batata’.

Rodovias

Economia

Entretanto a cidade possui algumas indústrias e vem se destacando recentemente pela instalação de fábricas de processamento e industrialização da batata. Segundo Pesquisa Agrícola Municipal (uma pesquisa do IBGE, em 2006, divulgada em outubro de 2007), Ipuiúna tem a segunda maior rentabilidade com batata-inglesa de Minas Gerais (cerca de 39 milhões de reais), estando apenas atrás de Uberaba.

Turismo

Outro fator econômico de grande importância para o município encontra-se no turismo, já que possui belas montanhas, lindas paisagens e uma grande cultura afro-brasileira, esta última responsável pela realização de uma festa anual conhecida como Festa de São Benedito, comemorada no dia 13 de maio, que atrai centenas de pessoas para a cidade. O município possui inúmeras áreas naturais como as serras das Areias, da Água Quente, da Tronqueira e do Brejinho, destacando-se o ponto mais alto do município: O morro da Boa Vista, com 1591 metros. O município possui ainda a nascente de um dos rios mais importantes da região: O Rio Pardo. Além disso, outro rio nasce nas terras ipuiunenses, o Rio Machado.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.