Frei Inocêncio

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Frei Inocêncio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 8.654 habitantes. Frei Inocêncio é internacionalmente conhecido por seu famoso “Festival da Carne de Sol” e por ser um lugar de mulheres bonitas e homens trabalhadores[carece de fontes?]. No municipio já foram construídas três pracinhas, nas administraçoes de três distintos prefeitos, porém hoje só existe uma.

Bairros

Carinhosamente apelidado “Frei” por seus moradores, situa-se à margem do rio Suassui, e é beneficiado com a Rodovia BR 116 facilitando a sua integração com Governador Valadares, a apenas 36 quilômetros de distância. Uma linha de ônibus circular liga as duas cidades, assim como vários táxis (em sua maioria informais).

A cidade é divida em seis bairros: Centro, Baixada, Gurita, Pantanal 1, Pantanal 2 e Bairro das Nações.

Centro

Tendo a maior concentração do seu comércio na Av. Dr. João de Souza Lima, sendo empresas renomadas nas diversas atividades e que já foram reconhecidos com pesquisas de opinião pública no quesito de qualidade de atendimento e simpatia[carece de fontes?], são elas Armazém Cota, Restaurante do Nelson, Evolução Contabilidade, Risque Rabisque, Supermercado Pacotão, Drogaria Popular (Drogaria do Nilton), L&N Loterias,Travessura Kids, Dora Modas,Padaria Thais, Farmaluz,Oficina do Olimpio, Lanchonete da Carmem, Lanchonete Oasis, Opção Material de Construção, Madeireira Frei Inocêncio, Posto Tucano, sorveteria do Carpê e sorveteria 0° da tia Teny.

Centro da cidade é o palco do “Festival da Carne de Sol”. Também abriga a principal Igreja Católica, um posto de saúde, a escola (EEFI) de segundo grau, três quadras esportivas e o famoso clube. No Centro também está o ornamento mais destacado da cidade: a pracinha. A Praça Gualter Ferreira Dias é um importante centro de lazer dos moradores que ali se reúnem todos os domingos após a missa e nas quintas-feiras na feira cultural.

Baixada

A Baixada fica depois do lado esquerda da rodovia BR-116; é o bairro que dá acesso ao Rio Suassui e ao distrito de Bom Jesus do Prata. É o palco de umas das festas mais tradicionais da cidade: a “Feirinha da Amizade”, uma festa junina alegre, com danças e comidas típicas da região.

Na Baixada também se encontra o Campo do Vila Nova, que é palco de jogos de futebol amador nos fins-de-semana.

Guarita

A Guarita é um quieto bairro de Frei Inocêncio e o ponto extremo da cidade. Faz divisa com a cidade de Mathias Lobato, que em Frei Inocêncio é popularmente conhecida com “Vila Mathias”

Pantanal 1

Também conhecido como Safira, faz parte da zona rural da cidade, localizado na extremidade da Avenida JK. Localizado nesse bairro está um ponto de comércio peculiar: durante o dia é o Rei da Carne, um açougue como qualquer outro; porém a noite, o Rei da Pizza.

Pantanal 2

Considerado por muitos como uma extensão do Pantanal 1, é um bairro de comércio ativo, abrigando empresas importantes como Comercial SC, Padaria Pantanal, Confecções Boaventura, Mercearia Dicasa, Mercearia Pereira, Salão da Paula, Bar RR, entre outras, também conta Igreja Católica Nossa Senhora Perpetuo Socorro, Escolinha do Picapau. No Pantanal 2 se encontra o Campo do Pantanal.

Bairro das Nações

O caçula dos bairros frei inocencianos, o Bairro das Nações é um lugar onde se concentra o maior número de pessoas de classe baixa.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.