Estiva

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Estiva é um município do estado de Minas Gerais.

História

Na primeira metade do século XVIII (por volta de 1720) havia um caminho que ligava a região das Minas Gerais ao estado de São Paulo, nas proximidades de um ribeirão, afluente do rio Três Irmãos. Tal território era considerado, no relato dos antigos, como o trecho de maior dificuldade para os viajantes devido às características pantanosas do terreno, o que causava a perda freqüente de burros de carga nos atoleiros ali existentes. Para evitar as constantes perdas materiais, autoridades e particulares se uniram na construção de um estivado de madeira roliça no local, com 210 metros de extensão. Primeiramente este trecho da estrada recebeu o nome de Brejo da Estiva, e posteriormente Estiva; esse último nome passou a ser designado para os viajantes como o próprio ribeirão e o povoado que gradativamente se formou na localidade. Esse ponto, de vital importância histórica à cidade, é ainda lembrado pelos munícipes mediante o obelisco comemorativo, que demarca o local do nascimento do município, a través do seguinte texto:

Estiva, vem da palavra estivado, que é um conjunto de varas ou paus lavrados ou roliços, com que se reveste um trecho acidentado de terreno, formando um leito ou esteira por onde passam as pessoas, os carros e os animais.

Texto do obelisco.

Até ano de 1810, não havia um povoado, mas só alguns moradores eqüidistantes.

Em 1853, 14 hectares de terra foram doados para a formação do patrimônio de Nossa Senhora da Estiva, construindo assim uma terceira capela de maior dimensão.

O povoado foi elevado a distrito pela Lei Provincial n.° 1654, de 14 de setembro de 1870, pertencendo ao Município de Pouso Alegre. A criação do Município de Estiva ocorreu em 1948, em 27 de Dezembro, sob lei Estadual n.° 336.

Hoje estiva é conhecida na região também pela tradicional festa do morango, que ocorre todo ano com cantores e bandas famosas. Estiva é considerada aterra do morango pois a maior parte da agricultura é destinada ao morango.

Um de seus principais bairros se chama Pantano Dos Rosas, uma festa em junho e outra em setembro movimentam o bairro, sendo a de setembro entre os dias 13 e 20

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.