Conceição dos Ouros

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Conceição dos Ouros é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 10.697 habitantes,situa-se a 450 km de Belo Horizonte.

Mais dados do Município:

  • Fundação oficial do município: 13 de dezembro de1854
  • Elevação à Paróquia, ou distrito: 17 de dezembro de 1865
  • Emancipação de Paraisópolis: 6 de agosto de 1948

É um município que tem algumas industrias (principalmente industria de polvilho, gesso e duas do setor automobilístico) nos arredores. Tem uma equipe de futebol e futsal regional ( é bicampeã da taça Eptv de futsal). É famosa pelos biscoitos salgados que são feitos lá.

História

Devido aos inúmeros achados arqueológicos na região de Conceição dos Ouros , sabe-se que o local já era habitado no século XIV pelos índios cataguás. Durante os séculos XVII e XVIII as inúmeras entradas e bandeiras vindas de São Paulo em direção à Região das Minas encontrou-se num curso de água que posteriormente seria chamado de Ribeirão dos Ouros( as margens desse mesmo Ribeirão seria fundado o povoado de Conceição dos Ouros em 1854) uma quantidade relevante de ouro de aluvião. Devido esse descobrimento foram feitas escavações nas regiões dos Bairros rurais ourenses como: Fazendinha, Três Cruzes e Ouros Velhos. Também foram feitas perfurações na região da Cachoeira dso Pilões. Porém a primeira população oficial de Conceição dos Ouros registrou-se somente no ano de 1824, quando Major Félix da Mota Pais se fixou junto com a família, escravos e amigos na região do Oratório das Dores. Devido a dificuldade do atendimento religioso , pois a paróquia mais perto era a de Pouso Alegre que fica a mais de 40 quilômetros do local, o major e seu vizinho Inácio da Costa Resende firmaram um acordo onde construiriam uma capela na divisa de suas propriedades. A história conta que a esposa de Inácio e a de Félix se desentenderam, assim Inácio da Costa Resende em 1854 construiu uma capela dedicada a São João Batista nas proximidades do local do antigo acordo, hoje Cachoeira de Minas. Já Major Félix construiu no mesmo ano uma dedicada a Nossa Senhora da Conceição próximo ao Ribeirão dos Ouros.

A capela de Ouros logo teve que ser substituída por uma Igreja Maior, já que o número de fiéis havia crescido abruptamente. Com isso a Arquidiocese de São Paulo cria a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Ouros em 1865. As terras ourenses pertenceram a Pouso Alegre e posteriormente a Paraisópolis. O lugar conseguiu se emancipar no ano de 1948.

Antigos nomes da cidade

Toponímia

O nome Conceição dos Ouros vem de forma direta como abreviação do topônimo Nossa Senhora da Conceição dos Ouros, que se deu pela homenagem dos fundadores do município ao título que lembra a virgindade de Maria. E pelo ouro encontrado no Ribeirão dos Ouros, que é um curso d’água que passa pela localidade.

Localização

Localização: Vale do Sapucaí.

Curiosidades

  • Conceição dos Ouros é a maior produtora de polvilho em todo o mundo (produziu impressionantes 15 400 000 quilos desse produto no ano de 2008, segundo a Emater);
  • O município é também o maior produtor de mandioca do Estado de Minas Gerais (produz 15 mil toneladas ao ano, e possuí uma área plantada dessa cultura de mais de 405 hectares segundo o IBGE);
  • Durante o mês de agosto, junto ao aniversário de de emancipação político-administrativo, ocorre a Festa do Polvilho, festividade essa que reúne milhares de pessoas durante os sete dias de festa ( cerca de trinta mil por dia ).Tem, em praça pública, apresentações musicais das bandas mais consagradas do cenário musical brasileiro( como por exemplo: Ira, Chitãozinho e Xororó, Biquini Cavadão, Nando Reis, Nx Zero, Paulo Ricardo, Fresno, César Menotti e Fabiano,etc ); e pratos típicos feitos com mandioca e polvilho, que vão desde os mais conhecidos como o pão de queijo e biscoito até os mais bizarros – porém saborosos – como brigadeiro de mandioca;
  • O município teve na época imperial dois barões: O Barão de Camanducaia, e o Barão da Mota Paes, ambos filhos do fundador do município.Os dois viveram em Conceição dos Ouros o primeiro durante toda vida, o último morreu no interior de São Paulo
  • Sua primeira missa foi celebrada entre os dias 7 e 13 de dezembro de 1854 ( não existem registros que comprovem um dia com exatidão ), o que torna provável que a fundação do município tenha sido no mesmo dia que foi dado pelo Papa Pio IX o dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria – que é a Padroeira da cidade -. Se isso ocorreu seria um coincidência já que essa notícia demorou meses para chegar ao Brasil, pois naquela época a maneira mais rápida de se comunicar intercontinentalmente era através de cartas e para uma carta chegar de Roma ao Brasil levava muito tempo.

Relevo e vegetação

  • Situa-se na Serra da Mantiqueira, apresentando um topografia montanhosa seus pontos mais altos estão no Monte Belo ( 1450m ) e Morro do Quilombo ( 1290m );
  • Apresenta áreas de Mata Atlântica nativa extensas como é o caso da Mata da Bexiga e Sertãozinho;
  • O município é banhado pelos rios Sapucaí-Mirim e Capivari. E os outros principais cursos d’água são o ribeirão dos Ouros e o ribeirão Pequeno;
  • Possuí quedas d’água como: A Cascata das Três Cruzes, A Cachoeira dos Pilões, A cachoeira dos Rochas e A Cachoeira dos Euclides.

Clima

O clima tropical de altitude proporciona uma temperatura média anual de 17°C. Mas essa temperatura pode chegar em alguns dias do inverno a 0°C, com sensação térmica abaixo de 0°C. No verão, poucas vezes a temperatura ultrapassa os 29°C. essas temperaturas baixas se dão pela localização geográfica do município,que está na Serra da Mantiqueira.

Acervo histórico-cultural do município

Teve na época do Império no Brasil, um certo explendor. Foram construídas duas Igrejas nesse período, a primeira era pequena e depois da elevação do município à freguesia se tornou incapaz de atender ao crescente número de fiéis, essa foi então demolida para dar lugar a um templo maior e mais rico artisticamente, essa igreja funcionou como matriz do local até 1948, quando foi demolida para dar lugar a atual Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A população ourense chora pela perca da antiga igreja, pelo seu valor histórico, artístico e cultural.

Ainda na época monárquica foram construídos inúmeros casarões, entre os quais se destaca os casarões da Fazenda da Chapada. O mais antigo ainda ainda preserva as a instalações escravocratas. Grande parte dessas construções já não existe mais, a não ser na memória dos mais velhos ou imortalizadas através das fotografias e das descrições escritas.

O prédio do antigo cinema de Ouros foi tombado pelo IPHAN.Também foi tombado pelo orgão todo acervo do Museu Ourense, que inclui artefatos indígenas pré-colombianos, fotografias, vídeos, objetos litúrgicos, objetos antigos de decoração,etc. Desde o ano de 2002 o município de Conceição dos Ouros vem buscando promover esse acervo, e outros pontos turísticos, principalmente na parte natural, através do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, o qual faz parte junto com outras 18 cidades circunvizinhas.

Turismo

A cidade desde 2002 integra o circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas. A cidade tem um forte potencial , mas recebe pouco incentivo nessa área. O município recebe um número significativo de visitantes em épocas isoladas durante o ano, como é o caso das inúmeras festas que ocorrem no local como é o caso da :

Festa do Polvilho

Festividade que reúne milhares no mês de agosto, ocorre junto ao aniversário de emancipação politico adiministrativo do município.

Festa da Padroeira

Uma das festividases mais antigas do local, acontece a mais de 150 anos. Tem uma rica programação religiosa que inclui missas, procissões, novenas, etc. E também conta com: shows musicais, feira popular, sorteio de prêmios, quermeses, etc. Ocorre entre os meses de novembro e dezembro

Festas Juninas

Ocorrem no mês de junho e julho em vários locais da cidade, cada um com sua particularidade. homenageia os santos juninos: Santo Antônio, São João, e São Pedro.

Semana Santa

A Semana Santa no lugar é marcada por emocionantes celebrações, procissões, encenações, etc. Como ocorre em muitos municípios mineiros.

Os principais pontos turísticos do município são:

  • Cachoeira das Três Cruzes;
  • Cachoeira dos Euclides;
  • Cachoeira dos Pilões;
  • Cachoeira dos Rochas;
  • Mata da Bexiga;
  • Serra Grande;
  • Morro do Quilombo;
  • Morro do Sertãozinho;
  • Fabricas de Polvilho;
  • Antigos casarões;
  • Museu Histórico, Arqueológico, Cultural e ambiental;
  • Sítio Arqueológico Pré-Histórico do Dorgão;
  • Sítio Arqueológico Forno de Barranco;
  • Sítio arqueológico Engenho dos Índios;
  • Cine Ouros.

Vultos de destaque

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.