Carneirinho

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Carneirinho é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Frutal. Sua população estimada em 2008 pelo IBGE era de 9.129 habitantes[2] com área de 2.061 km², densidade demográfica, de 4,10 hab/km² e está situado a 470m de altitude em relação ao nível do mar, sendo que o relevo tem topografia caracterizada por superfícies planas ligeiramente onduladas, típicas da região do Planalto Central do Brasil. A temperatura média anual é de 30°C. A precipitação pluvial média dos últimos 10 anos é de 1.450 mm com 120 dias de chuvas concentradas.

Situado na confluência dos rios Grande e Paranaíba, no extremo oeste do Estado, o município tem limites com Itajá (GO) a norte, Limeira do Oeste (MG) a nordeste, Iturama (MG) a leste, Populina, Mesópolis e Santa Albertina a sudeste, Santa Rita d’Oeste e Santa Clara d’Oeste (estas cinco em São Paulo) a sul e Aparecida do Taboado e Paranaíba (no Mato Grosso do Sul) a oeste.

O município de Carneirinho é composto por:

  • Distritos: São Sebastião do Pontal, Estrela da Barra e Fátima do Pontal.
  • Vilas: Aparecida do Paranaíba “Barbosa” e Gracilândia “Pereira”

História

O povoado de Carneirinhos foi fundado em 15 de novembro de 1954, pela família Carneiro, daí a origem do nome do atual município. A história tem início na Fazenda Bom Sucesso, nas nascentes do córrego da Mutuca. No dia 12 de outubro de 1882, nascia Juvenal José de Queiroz, filho de José Rodrigues de Queiroz e de dona Rita Carneiro de Queiroz.

Juvenal José de Queiroz casou-se com Ana Maria de Lima, filha de José Alves de Lima e Rufina Perpétua de Toledo. Tiveram onze filhos, os quais foram apelidados de os “Carneirinhos” devido ao sobrenome da avó paterna Rita Carneiro.

Em 1941, às margens do córrego da Mutuca, abriu-se um armazém e em torno dele foram se agrupando algumas casas, sendo que a primeira capela foi construída em 1952, consagrada à Nossa Senhora Aparecida, cuja primeira missa foi celebrada neste mesmo ano pelo Cônego Osório, então vigário da Paróquia de Campina Verde.

Em 1952, foi doado pelo senhor Marcondes Alves de Queiroz um terreno para construção da escola. Com a necessidade de estudar seus filhos, muitas famílias foram construindo suas casas ao redor da escola, dando origem ao povoado, aumentando a população.

Em 1954 Marcondes Alves de Queiroz faz a doação de um terreno para a formação do futuro povoado, denominado de “Carneirinhos”, em homenagem aos irmãos fundadores. O povoado foi fundado em 15 de Novembro de 1954.

Em 30 de dezembro de 1962, depois do esforço de vários líderes políticos, finalmente é instalado o distrito de Carneirinhos.

Em 28 de abril de 1992, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, através da Lei nº 10.704, é oficialmente criado o Município de Carneirinho pelo governador de Minas Gerais, Hélio Garcia. Foi nomeado pelo governador como intendente do município o senhor Cássio Rosa de Assunção.

Em 1º de janeiro de 1993 toma posse o primeiro prefeito eleito do município, senhor João Tiago de Queiroz, para um mandato de quatro anos.

Em 1º de janeiro de 1997 é empossado o segundo prefeito eleito do município, Cássio Rosa de Assunção, também para um mandato de quatro anos.

Em 1º de janeiro de 2001 toma posse o terceiro prefeito eleito do município, João Tiago de Queiroz, que permanece no cargo até dezembro de 2004.

Em 1º de janeiro de 2005 assume o cargo de prefeito Cássio Rosa de Assunção, sendo o quarto a assumir o município desde sua emancipação.

Em 1º de janeiro de 2009 assume a primeira mulher como prefeita do município de Carneirinho, a Srª Dalva Maria de Queiroz Tiago e como vice-prefeito o Sr. Osvaldo Alves de Matos “Buk”.

Curiosidades

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? 2,0 2,1 Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.