Carmo do Rio Claro

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Carmo do Rio Claro é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 20.893 habitantes.

Localizado na região sudoeste do estado, é banhado pela Represa de Furnas. Destaca-se pela agropecuária, turismo e artesanato.

Muito conhecida pelo artesanato em tear manual e pela produção de doces caseiros.

Bandeira

Estabelecida pela lei municipal número 605 de 1969. A cor é azul-celeste com uma estrela dourada, representa o azul do céu refletido nas águas da Represa de Furnas e a estrela trás a data da fundação do município: 5 de Novembro de 1877. A frase em latim Fluctuat, nec mergitur significa: Flutua mas não afunda, uma referência à inundação de suas terras pela criação do lago de Furnas em 1964.

História

Acredita-se que o núcleo inicial teve origem na época das bandeiras com com a presença de José Barbosa de Arruda e Domingos Ferreira de Avelar, remanescentes da bandeira de Lourenço Castanho, célebre por ter dizimado os índios cataguá (Cataguazes) da região das Minas Gerais.

No início do povoado, José Joaquim Santana, auxiliado pelos moradores, construiu em suas terras, depois doadas, uma pequena capela de pau-a-pique no local onde hoje se encontra a Igreja Matriz de Carmo do Rio Claro

A freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Monte do Rio Claro foi criada em 1810, em local pertencente ao território da Campanha da Princesa, passando a integrar, em 1814, o município de Jacuí.

A fecundidade de suas terras proporcionou o surgimento de prósperas fazendas agrícolas e pastoris, base da riqueza da cidade, que em 1848 passou a pertencer a Passos.

Fonte: Secretaria da Cultura em 1 de Outubro de 1999

Clima

O Clima do município é classificado como subtropical mesotérmico, caracterizado por invernos secos e verões úmidos. A temperatura média no inverno é aproximadamente 16°C e a média no mês mais quente fica por volta de 27°C. O período entre Dezembro e Fevereiro é quando mais chove. Os meses mais secos vão de Abril a Setembro.

Relevo

A vegetação característica do município é de transição para o cerrado. De sua bacia hidrográfica centenas de nascentes, brotam das serras dando origem aos incontáveis riachos e córregos que banham o município. São muitas as montanhas que compõem o relevo carmelitano. As principais são: Serra do Tabuleiro com 1304 m, Serra da Tormenta com 1287m, Pico São Gabriel com 1197 m.

Igreja Católica

O município pertence à Diocese de Guaxupé. Com 02 Paróquias: Paróquia N S do Carmo (Pároco: Pe Ronaldo) Paróquia Sagrada Família (Pároco: Pe Saggio)

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.