Carandaí

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Carandaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 22.200 habitantes.

Características

Conhecido como o “Celeiro de Minas”, o município de Carandaí é o maior horticultor de Minas Gerais e está à 1057 metros acima do nível do mar.

Transporte

É cortada pela antiga Estrada de Ferro Central do Brasil e pela Rodovia JK (BR-040).

 

Turismo

Contém várias atrações turísticas como por exemplo, a Cachoeira da Fumaça; Igreja de Nossa Senhora da Glória (tombada pelo patrimônio histórico); o Coreto situado na Praça Barão de Santa Cecília; o Cruzeiro, onde temos a vista completa da cidade; diversos Hotéis Fazenda; o Calçadão, onde pessoas de todas as gerações se reúnem aos finais de semana; além de diversas outras praças.

Carandaí faz parte também da Estrada Real.

Possui restaurantes que servem comidas tipicamente caseiras.

Na cultura destaca-se o grupo de seresta “Os Vagalumes”, premiadíssimo em diversos festivais, e também as danças de Congado que animam a festa do Sagrado Coração de Jesus.

Destaca-se também a “Corporação Musical Santa Cecília”, regida pelo maestro Dequinha. Há ainda o “Coral Vozes Para Cristo”, da Igreja Presbiteriana de Carandaí, que faz apresentações aos domingos na Igreja e em vários eventos na cidade e em outras cidades também. Além de diversas bandas de pop-rock, que brilhantemente se apresentam em shows.

Vale a pena visitar esta linda cidade hospitaleira às margens da BR-040.

Entre os diversos festejos, destaca-se o carnaval carandaiense, intitulado como Caranfolia, com desfiles de escolas de samba, blocos caricatos e blocos com abadá. Das escolas de samba com destaque o GRES Palmeira e GRES Acadêmicos do Bafo da Minhoca. Entre os blocos, destacam-se o o “Pererecas da Sapolândia” (homens fantasiados de mulher) e “Bloco SóNóisMemo”, que reúne o maior e mais animado número de foliões (é o bloco da juventude), o “Bloco do Galo Doido” (torcedores atleticanos), o “Bloco do Raposão” (torcedores cruzeirenses) e o “Bloco do Juninho”, voltado para as crianças, com apresentação nos matinês.

Carandaí, apesar de ser uma bela cidade mineira com sua qualidade de vida excepcional, carece de áreas de lazer.

O Garças Clube foi fundado em 1977, tendo sido construída uma sede com quadra esportiva e salão para festas e eventos. A construção feita pelo prefeito Pedro Amaral na mesma época, foi o Parque Aquático que hoje leva seu nome. Após uma tempestade de granizo ocorrida em 2008 o clube ficou literalmente destruído. Os associados, bem como o prefeito da cidade, não se unem para realizar as reformas necessárias e enquanto isso a população é quem paga pela falta desta linda área de lazer.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.