Caraí

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Caraí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população é de 21.530. Censo2007

História

Ulisses Pereira, o “Ulisses”, é um ceramista famoso por suas obras de formas abstratas e de inspiração (como ele mesmo diz)”Tudo isso vem da minha imaginação!” (permito-me fazer um parâmetro filosófico: ele é inspirado pelos Demiurgos).

Noemisa Silva também é ceramista famosa além de ser uma pessoa extremamente educada e simpática. Suas obras são animais, ornatos, etc.

Caraí, no ano 2000, era governada por Leopoldino José Ribeiro pela 2a. ou 3a. vez. Ele, cafeicultor, realizou calçamento em toda a cidade, não deixando um só metro de rua sem calçamento. O esgoto do município era totalmente tratado antes de retornar ao riacho que flui pelo município. O casario, simples, era muito bem cuidado, com as casas pintadas (com cal)e sempre brilhando ao reflexo da intensa luz solar com que o município é banhada.

Na estrada que liga Caraí a Araçuái há um ponto referencial denominado “Pau das Moças”, bem na entrada para o Córrego Santo Antonio (onde residem os ceramistas Ulisses, Noemisa e familiares). Trata-se de uma árvore de “peroba do campo”, altaneira e vistosa, com um tronco de aproximadamente 2 metros de diâmetro e que fica bem no meio da estrada. Conta-se que quando construíam a estrada, a árvore deveria ser cortada para continuidade da pista de rolamento. Um dos peões da obra, vendo tão belo espécime de árvore, sugeriu: “Porque não desviarmos a estrada, já que a árvore está aí muito antes de se pensar em fazer a estrada. O direito dela ficar é maior que o direito da abertura da estrada“.

Como naquele lugar era ponto de espera de carona da roça para o município, as moças se sentavam ao lado da árvore e ali ficavam aguardando a condução. Daí o nome de “Pau-das-Moças” Em 13 de Abril de 1987 foi inaugurada a agência do Banco do Brasil, tendo como primeiro gerente Edson Gomes Santos e como funcionários Antonio Pereira Lopes; João Alberto Pinto Silva; José Carlos de Castro(falecido em 08.12.1988; Dilermando Abu Kamel Moreira (falecido em 12.12.1988); Gilberto Gonçalves de Aguilar; José Mário Guedes Fernandes; Julina Maria Gonçalves Lopes (esposa do Edson); Dorotéia Expedita Schiller (casou com João Alberto, em 1990); Sílio e Jose Roberto (Menores-Auxiliares).

Em 1990 Caraí não possuía médicos e dentistas fixos e/ou residentes no município. A farmácia local era conduzida pelo farmacêutico prático, Artur Campos, que além de vender medicamentos industrializados, também manipulava medicamentos para seus “pacientes”.

Caraí teve, até 1954, um dentista diplomado em Ouro Preto, no ano de 1914. Chamava-se Plínio Laender Lopes; era filho de Isac Lopes (mulato) e de Maria Laender (filha de alemães); natural de Teófilo Otoni (onde faleceu em 1980). Era o avô de Julina Maria Gonçalves Lopes, funcionária do Banco do Brasil-Caraí.

Recentemente foi inaugurado o tão Sonhado Asfalto de 30 km que Liga a cidade de Caraí à BR 116, que a muitos anos era promessa política de muito que ali estiveram, mas quisera o destino que tratativas entre o Prefeito Leopoldino José Ribeiro da época, em 1998 com então deputado Aécio Neves, interceder junto a Governo Federal para tal benefício para a Comunidade de Caraí, mas o tempo passou em 2005 iniciaram as obras e destino colocou mais um vez agora Governador de Minas Gerais Aécio Neves a promover o tão sonhado asfalto do Povo Caraiense, promovendo a Cidade para um novo patamar na região.

Geografia

Clima seco e tropical de altitude; produtor de café; microrregião altamente indicada para produção de frutas de clima temperado (pêssego; ameixa; uva de mesa.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.