Belo Oriente

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Belo Oriente é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 20.952 habitantes .

História

A história do município teve início em 1811, quando foram criados os primeiros quartéis para conter e expulsar os índios. Um desses quartéis teria se localizado no centro de Belo Oriente, onde hoje fica a praça da Jaqueira.

O lugar era conhecido por Piedade do Galo. O distrito foi criado em 1943. E 20 anos depois, foi emancipada a cidade de Belo Oriente, por Alderico Bento Lima, Geraldo Lopes Carvalho, Lourival Lopes Carvalho, Francisco Gonçalves de Brito, João Viana da Silva, dentre outros cidadãos belorientinos. As festas da Padroeira, do Rosário, o festival da Cachaça e a festa do Jegue Elétrico são algumas das opções de turismo da cidade.

Economia

A principal indústria do município é a Cenibra, grande produtora de celulose de capital nipobrasileiro. Está instalada no distrito de Perpétuo Socorro e é a principal responsável pelo altíssimo PIB de Belo Oriente, que possui apenas cerca de 20.000 habitantes.

Os funcionários da Cenibra, entretanto, são em grande parte residentes de outras cidades próximas, de melhor estrutura urbana, principalmente Ipatinga e Coronel Fabriciano no Vale do Aço. Tal tendência se mantém, explicando em parte o porquê de a população municipal não ter chegado aos níveis típicos de um município industrial. A população de Belo Oriente também interage com o Vale do Aço utilizando muitos recursos da região, principalmente hospitais. De fato, essa interação é reconhecida pela inserção da cidade como parte do “Colar Metropolitano” do Vale do Aço.

Construção de aeroporto

Deverá ser construido em Belo Oriente o novo aeroporto da Usiminas, substituindo o atual em Santana do Paraíso para expansão da Usiminas. A obra seria realizada em Bom Jesus do Galho, no distrito de Revés de Belém, mas foi tranferida para Belo Oriente por motivos ambientais. O projeto, entretanto, foi atrasado pela ocorrência da Crise econômica de 2008-2009.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligação Externa

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.