Santo Estêvão

Dicas incríveis da Cidade
Previsão do Tempo - dia 22/09
Max: 29 °C
Min: 17 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 23/09
Max: 27 °C
Min: 20 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 24/09
Max: 27 °C
Min: 20 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 25/09
Max: 26 °C
Min: 20 °C
Fonte: Cptec

Sobre a Cidade:

Santo Estêvão é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º25’49” sul e a uma longitude 39º15’05” oeste, estando a uma altitude de 242 metros acima do nível do mar. Faz parte do Vale do Paraguaçu. Sua população estimada em 2004 era de 44 163 habitantes. Vem alavancando impressionante crescimento da economia devido a chegada da fábrica de sapatos Dilly, em 2001, que injeta mais de 9 milhões de reais todo ano na economia local.

Localizada as margens da BR 116, na Microrregião de Feira de Santana. Tem como municípios vizinhos Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Antônio Cardoso, Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu.

Tem a topografia em forma de tabuleiros, assim como Feira de Santana e clima comum ao Agreste baiano.

Tem um bom comércio, mas tem ótima atividade rural agropecuária, com destaque à produção de fumo, maior da Bahia, e indústria ainda com participação pouco significativa, com apenas uma fábrica, mas há promessa de chegada de mais fábricas à cidade. Sua urbanização é maior que 50%.

Possui uma área de 366,597 km².

História

Existe uma lenda local, de que a Cidade teria surgido, através das incursões de um padre que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, conhecido como “Riacho Salgado”, devido a sua água ser salobra. Isto teria ocorrido por volta de 1739. No ano de 1751 foi criada a freguesia de Santo Estêvão. Em 1827, tornou-se Distrito da Paz. Nessa época Santo Estêvão fazia parte de Cachoeira. Em 12 de julho de 1921 ocorreu a emancipação política de Santo Estêvão, desmenbrando o novo município do território pertencente à Cachoeira. Em 21 de setembro do mesmo ano ocorreu a efetivação do novo município, sendo esta data feriado municipal.

Geografia

Santo Estevão tem, por incrível que pareça, uma geografia semelhante a de Estados como Goiás e Tocantins, por ser de topografia plana. Lá também é muito seco, por isso em certas época do ano, muitos agricultores chegam a perder dezenas de cabeças de gado, devido a forte seca existente na região.

Política

A maior liderança política do Município de Santo Estevão, hoje falecido, LINEU CERQUEIRA DA SILVA, conhecido por “Nôia”, pode ser considerado um homem obstinado. Enfrentando uma oligarquia retrograda e conservadora, implantou uma nova maneira de fazer política, abraçando a democracia e a igualdade como pontos referenciais.

Num tempo de sacrifícios, com parcos recursos, lutando contra todo tipo de injustiça e perseguição, “Nôia” conseguiu impor em Santo Estevão uma forma branda e respeitosa de fazer política.

A construção do chamado “Clube dos Operários”, foi o primeiro avanço na área social, numa época em que os excluidos não podiam freqüentar o “Clube da Elite” para estreitar as relações nas diversas camadas da sociedade. Seu irmão Francisco Cerqueira da Silva (já falecido), dono de um Posto de Gasolina muito conhecido na época “Posto Tapaiúna”, conseguiu após muito esforço e dificuldades fazer com que todos pudessem freqüentar esse clube.

Morreu pobre, porém prestigiado pelos seus milhares de conterrâneos, hoje, com certeza, descansando ao lado do Criador.

Descanse em paz “Nôia”, o nosso Grande Libertador.

Justiça

A instalação do Juizado Especial Criminal é tida como certa, o que irá contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos à população. A construção do novo fórum da comarca se deu na gestão do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, natural de Santo Estevão, sendo a primeira comarca do interior do estado da Bahia a ser totalmente informatizada.

Cultura

A cultura Santo Estevense é dividida em dois blocos, a cultura rural (em certas épocas do ano, o povo promove festas para comemorar a colheita, com pedidos para outras colheitas melhores) e a cultura dos habitantes do centro urbano, que é completamente diferente da rural. A comemoração do São João, sem dúvida, é um dos pontos de maior referência na cultura do Município, elogiado pelos moradores e turistas. Um sucesso. A comemoração do dia de santo estevão dia 26 de dezembro o padroeiro da cidade também é muito comemorado por fieis tanto da zona rural como da zona urbana. Principalmente agora com a chegada do padre Nery, em função da aposentadoria do Monsenhor JOSÉ VALDIR DE SOUSA, Cidadão do Vaticano, que dedicou-se a vida toda as atividades religiosas, assistindo a gerações inteiras do nascimento ao casamento.

O Município de Santo Estevão, vizinho à Feira de Santana, margeado pelo rio Paraguaçu, apresenta as condições geográficas necessárias para o desenvolvimento de suas atividades, constituindo-se, futuramente, num grande atrativo para a implantação de fábricas e industrias não poluentes.

Distante de Salvador apenas 157 km, o Município possui sistema de abastecimento de água adequado, estradas que permitem o acesso as principais Cidades da região e, com investimentos do setor empresarial e dos Governos do Estado e da União, oferece as condições necessárias para avançar no mercado, gerando emprego e renda.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas


Este artigo é um esboço sobre Municípios do estado da Bahia, relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.