Paulo Afonso

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Paulo Afonso é um município brasileiro do estado da Bahia. Foi emancipado em 28 de julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574 km² e sua população é de 101.952 (2007). Sua densidade demográfica é de 64,77 h/km².

Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município de Santa Brígida, a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. Sua localização geográfica é lat: 9º 24′ 22″S e long: 38º 12′ 53″W

A cidade é conhecida pelo seu potencial hidrelétrico, que teve como pioneiro Delmiro Gouveia, um cearense que fez fortuna no sertão alagoano, e que apenas com meios próprios construiu a primeira usina do Nordeste: a Usina de Angiquinho, com maquinário trazido da Europa. O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é um conjunto de usinas, localizado na cidade de Paulo Afonso.

A usina tinha como propósito abastecer uma futura indústria têxtil que Delmiro planejava trazer para a Cidade de Pedra, e que hoje se chama Delmiro Gouveia em homenagem a ele. Angiquinho é hoje uma usina que encanta quem a visita, seja pela antiguidade do que ainda resta dela, seja pela beleza do local.

Acesso

BR-110 para a capital, Salvador; rodovias locais para Alagoas, Sergipe, Pernambuco e municípios vizinhos.

Comunicação

Emissoras de televisão em Paulo Afonso
Emissoras de rádio em Paulo Afonso
  • Delmiro FM 89,9 – Delmiro Gouveia/AL
  • Cultura FM 92,7 – Paulo Afonso
  • Betel FM 104,9 (Comunitária) – Paulo Afonso
  • Delmiro AM 760 – Delmiro Gouveia /AL
  • Bahia Nordeste AM 950 – Paulo Afonso

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Turismo

O turismo de Paulo Afonso tem aumento no São João da região. Também recebe turistas pelo fato de possuir belezas naturais como as cachoeiras, além de ser onde se localiza a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), isso a faz ser conhecida como Capital da Energia. Também é um grande sítio arqueológico junto com Xingó que, pelo fato de não possuir grande infra-estrutura hoteleira, a maioria dos turistas se hospedam em Paulo Afonso. Outro dado é que a cidade se localiza apenas a 3 horas de Aracaju e Maceió. Além de estar equidistante de Salvador e Recife, ambas a cerca de 500 km. Além de tudo, Paulo Afonso é conhecida como a capital brasileira dos esportes radicais, o que faz vários eventos radicais ocorrerem ao longo do ano, mas seu ponto alto de turismo é a Copa Vela. E em seu Carnaval fora de época, a cidade fica lotada e toda uma estrutura é feita. A Copa Vela dura 3 dias normalmente e, por ser fora de época, a maioria dos grandes cantores ficam à disposição para se apresentar no evento.