carregando

Acre - Apresentação

Localizado na imensidão verde da Floresta Amazônica, o Estado do Acre faz parte do extremo território brasileiro, demarcando fronteiras com os países Peru e Bolívia.

Seu nome vem do "Aquiri" que na língua dos índios nativos significa "Rio dos Jacarés", e que mais tarde acabou se transformando em Acre pelos exploradores.

A história do Acre está ligada à exploração do Látex, que a partir de 1877 levou inúmeros seringueiros, em sua maioria nordestina, a extrair o valioso produto da floresta.

Suas terras que antes pertenciam a Bolívia, foram definitivamente agregadas ao Estado Brasileiro, depois de muitas batalhas, com a assinatura do Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, onde o Brasil adquiriu o território acreano por 2 milhões de libras esterlinas e do acordo de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

Uma das mais fascinantes atrações turísticas do Acre são as mais de 14 nações indígenas instaladas ali. Além dos ricos recursos que a natureza privilegiou a região, e que proporcionou a cultura da borracha. A luta de seus exploradores - os seringueiros - também fazem parte deste roteiro histórico, assim como a do sindicalista Chico Mendes.

O Ecoturismo com suas explorações pela Selva Amazônica possibilita experiências únicas, como abraçar árvores centenárias, que podem ter até 500 anos. Os animais que vivem na região como jacarés, araras, jibóias, antas, macacos, onças dentre muitos outros fascinam os mais de 200 mil turistas que passam pelo Acre todo ano, bem como as lendas da selva criadas pelos habitantes.

O artesanato acreano leva em suas criações elementos da Floresta Amazônica, como sementes, palhas, frutos e aromas, além de reproduzir a cultura do povo que vive em meio a floresta.

Sua capital Rio Branco merece um passeio exclusivo. Com sua arquitetura histórica e seus prédios públicos restaurados, a cidade apresenta lindas praças e importantes construções como Palácio Rio Branco, que abrigava a antiga sede do Governo. Suas lindas praças também chamam a atenção pelas linhas arquitetônica e harmonia com o clima da cidade.

O Governo do Acre vem a cada ano explorando melhor os recursos turísticos, recebendo estímulos do Governo Federal para ampliar sua infra-estrutura sua mão de obra.