carregando

Dados Gerais

O Estado de Alagoas está localizado na Região Nordeste do Brasil, e suas características territoriais divide-se em três regiões naturais: o litoral arenoso com suas praias cobertas de coqueiros e numerosas lagoas costeiras; a zona da mata, uma estreita faixa paralela à anterior, coberta pela Mata Atlântica onde hoje foi transformada em zona agrícola; e o agreste, região caracterizada por altitudes maiores, que chegam a alcançar 600 metros no planalto da Borborema em sua porção norte.

O clima tropical, com variação entre quente e úmido abrange a maior parte do território, com chuvas regulares. No restante do território onde o clima varia entre o quente e o seco, existe maior evaporação e muito calor devido a presença de serras que impedem a passagem do vento úmido. A temperatura média anual do estado oscila entre 21ºC e 29ºC, sendo que, na faixa litorânea as temperaturas são menos elevadas. Assim, predomina na parte oriental do Estado um tipo de clima úmido, cujas temperaturas oscilam entre 19ºC e 28ºC, com chuvas abundantes. Na parte ocidental, o clima é semi-árido, com temperaturas variando entre 13ºC e 40ºC, dependendo da estação do ano.

Já o relevo alagoano é constituído por planície litorânea, planalto ao norte e depressão no centro do estado, com altitude média de 605 metros, e altitude máxima de 882 metros. Com grande potencial hídrico constituído pelo extenso litoral, lagoas e rios, o Estado de Alagoas é considerado o "Oássis do Nordeste", e por ter a menor porção territorial na zona semi-árida ou sertão.

Com uma das maiores e mais puras reservas de gás natural, o Estado de Alagoas corresponde a 10% de toda a reserva nacional, além de reservas de cobre, ouro, ferro e calcário, apresentando amplas perspectivas de exploração. Possui também enorme potencial para se tornar um grande pólo cerâmico, devido às expressivas reservas de argilas brancas e vermelhas, estimadas em 14 milhões de metros cúbicos, situadas em vales fluviais das regiões norte e sul do Estado. Os mangues predominam no extremo leste e na zona litorânea de Alagoas. Na região mais centralizada localiza-se a floresta tropical e no centro-oeste, a caatinga.