Outono: enólogo explica quais são os tipos de vinho mais indicados para serem apreciados durante esse período do ano

Assim como as demais estações do ano, o outono possui suas características próprias, e costuma ser um período de preparação para o clima mais frio do ano, que é o inverno. O outono é conhecido por ser um período marcado pela queda das folhas das árvores, queda na umidade relativa do ar, diminuição da chuva e aumento da ocorrência de ventos. No Brasil, ele começou no dia 20 de março e vai até o dia 21 de junho. E se as características climáticas mudam por conta da mudança de verão para outono, hábitos também sofrem alterações, ou seja, algumas práticas comuns do verão feitas para amenizar a sensação de calor típica dessa época são deixadas de lado, já que o mormaço tão característico desse período acaba diminuindo.

Sendo assim, roupas, destinos para curtir as férias e passeios em família e até mesmo a gastronomia acabam sofrendo mudanças. Os pratos mais leves e as bebidas extremamente geladas dão lugar para refeições um pouco mais elaboradas e bebidas servidas em temperatura ambiente. Uma das opções para quem quer aproveitar as características do outono para apreciar uma bebida que combina perfeitamente com esse período é o vinho. Por ter diversos tipos de vinho, é possível encontrar sempre um que combina com as diferentes estações do ano. “Outono é conhecido como o meio-termo entre o verão e o inverno, ou seja, não é nem tão quente, mas também não é tão frio, então é uma ótima oportunidade para saborear diferentes tipos de vinho”, explica Ricardo Henriques, enólogo da Rio Sol.

Sendo assim, os vinhos tintos de corpo médio acabam sendo uma opção ideal para o outono. Com acidez moderada e aroma de frutas vermelhas, é um vinho versátil e que combina tanto com pratos indicados para serem consumidos com tintos leves ou com tintos encorpados. “Ele pode ser considerado até um vinho coringa, pois ele combina com ocasiões mais formais e também com ocasiões mais descontraídas. Se for um vinho ainda com pouca ou nenhuma passagem por madeira melhor ainda, pois deixa a bebida ainda mais com a cara do outono”, afirma Henriques.

Se a ideia for apreciar um vinho acompanhado de uma refeição, é preciso ficar atento em relação ao prato que será servido. No outono, a massa acaba sendo um prato visto com frequência, seja no almoço de domingo com a família, ou então em um jantar romântico. Para quem não abre mão do famoso nhoque, pode aproveitar para apreciá-lo junto com um vinho cabernet sauvignon. Robusto, com bons taninos e boa presença de acidez, ele apresenta aromas de frutas vermelhas e negras. “É importante também ficar atento em relação ao teor alcoólico do vinho, pois um cabernet sauvignon costuma ter um alto teor alcoólico, e isso pode aumentar a sensação de calor, então se for um dia mais quente do outono, talvez o ideal seja procurar algo mais leve”, pontua Henriques.

Para quem prefere algo mais descontraído, a pizza é um prato de fácil aceitação, e harmoniza com um vinho tinto suave, que costuma ser um vinho mais doce. Outro prato que é bastante consumido tanto no outono como no inverno é o queijo. Assim como o vinho, existem vários tipos de queijo, então o vinho indicado para cada tipo vai variar de acordo com o queijo selecionado. “Se for um queijo maduro, o ideal é servi-lo acompanhado de um vinho tinto mais encorpado, para não deixar que a bebida passe despercebida”, diz Henriques.

As temperaturas mais amenas do outono também são um convite para saborear um clássico da culinária italiana: o risoto. O prato que leva arroz frito com cebola e que é cozido aos poucos com caldo de carne, ave ou peixe também combina perfeitamente com um vinho Syrah, que normalmente são encorpados e com acidez média, além de apresentar aromas de especiarias doces. Na hora de servir a sobremesa, é possível também aproveitar para apreciar um bom vinho.

“Por conta do final refrescante e por ser suavemente adocicado, o espumante Moscatel branco harmoniza perfeitamente com uma sobremesa, pois no caso da harmonização com sobremesa, é necessário que o vinho tenha doçura igual ou superior à sobremesa”, ressalta Henriques. Para quem prefere apreciar um bom vinho no outono sem nenhum acompanhamento, o ideal é optar por vinhos macios e fáceis de beber, como é o caso do tempranillo, que é um vinho delicado, com boa acidez, taninos elegantes e teor alcoólico de nível médio ou alto.

Sobre a Rio Sol

A Rio Sol está localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco. A vinícola produz vinhos e espumantes, cujos rótulos vêm, cada vez mais, conquistando prêmios nacionais e internacionais.

A empresa pertence a Global Wines, com sede na região do Dão, em Portugal, produtora de vinhos reconhecida no mercado mundial pelo dinamismo e inovação, com grande diversidade de rótulos premiados entre os melhores da Europa.