ONG da Bahia lança Projeto Quintal CO2 Free

O Instituto Quintal lança no dia 17/5, às 10h, o projeto Pacto Quintal CO2 Free, na Câmara de Vereadores de Barrocas (BA), cidade onde onde fica o terreno próprio e será construída a nova sede da ONG. A iniciativa, voltada à mitigação de emissões de gases de efeito estufa, é composta por produção de mudas e plantio de árvores, a conscientização da população para o descarte adequado de lixo e a capacitação de professores. O projeto, aprovado pelo Conselho dos Direitos da Criança e dos Adolescentes de Barrocas conta com investimento de cerca de R$ 1,8 milhão ao longo de um ano da mineradora canadense de ouro Equinox Gold, que tem operação na cidade.

O Pacto Quintal CO2 Free tem três etapas simultâneas. A primeira consiste na produção de 24 mil mudas de árvore para plantio e comercialização. Cerca de 15 mil dessas mudas vão ocupar o terreno do instituto, num esforço para preservação da vegetação nativa e sequestro de CO2.

A segunda etapa envolve capacitar trabalhadores de coleta seletiva para atuação como agentes ambientais; instalar 20 pontos de coleta e 50 composteiras públicas pela cidade e povoados vizinhos; e iniciar a coleta seletiva na cidade, tendo em vista a reciclagem. A terceira etapa foca na capacitação de cem professores de Barrocas e regiões vizinhas, com orientações sobre o uso da educação ambiental de forma recorrente nas escolas.

O Instituto Quintal nasceu em 2014, em Feira de Santana (BA), tendo como inspiração e exemplo o trabalho da educadora autodidata barroquense Helena Firmina de Queiroz, que abria o seu quintal para as crianças e a comunidade. A idealizadora da ONG, Lara Queiroz, neta de Dona Helena, retornou a Barrocas para implantar a nova sede do Instituto. O objetivo é atuar com soluções socioambientais.

“O Pacto Quintal CO2 Free é um marco na evolução da atuação da ONG. Com esse projeto, com o apoio da Prefeitura de Barrocas e da iniciativa privada, o instituto envolve a sociedade local em um dos mais importantes temas contemporâneos: as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global. As mudanças climáticas decorrentes da ação humana impactam o mundo inteiro, em muitos casos de forma trágica, então é preciso ação e conscientização”, diz Lara.

Serviço
Lançamento do Pacto Quintal CO2 Free
Dia 17/5, às 10h.
Câmara de Vereadores de Barrocas (BA).