Marca do interior de SP é a única cervejaria brasileira premiada em concurso mexicano na categoria International Lager

Localizada em Amparo, São Paulo, a cervejaria Ashby conquistou medalha de prata com a sua Ashby Pilsen Puro Malte na Copa CentroMX 2023, competição mexicana criada com o objetivo de divulgar e promover a cultura da indústria cervejeira e premiar a qualidade das cervejas e o talento dos cervejeiros. Sua produção foi feita com 100% malte de cevada importado e quatro tipos de lúpulos americanos e alemães.

A Ashby foi a única marca brasileira que conquistou uma medalha na categoria International Lager, que premia a categoria de cerveja mais popular no Brasil, a Lager. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), ela representa 97% do volume total de vendas de cerveja no varejo.

Esse é o quinto prêmio que a Ashby Pilsen Puro Malte recebe. Ela conquistou medalha de ouro no final do ano passado no concurso Brussels Beer Challenge 2022. Já no ano de 2019, ela recebeu nos concursos World Beer Awards e Concurso Brasileiro de Cervejas medalha de prata. Em 2022, no World Beer Awards, a Pilsen Puro Malte conquistou medalha de bronze.

A bebida foi lançada em 2018 em comemoração aos 25 anos da cervejaria. Lançada na versão lata de 355ml, a Ashby Pilsen Puro Malte possui teor alcoólico de 4,6%. Para agradar o paladar brasileiro, algumas técnicas e segredos de antigas formulações da Alemanha e República Checa foram incorporadas pelos mestres cervejeiros da cervejaria, resultando em uma cerveja com mais corpo e aroma. De sabor levemente adocicado e aroma com nuances de pão e cereais, ela pode ser adquirida em diversas lojas especializadas por menos de R$4,00, valor acessível para uma cerveja especial.

“Quando lançamos a Pilsen Puro Malte, nosso objetivo foi brindar nossos 25 anos e mostrar que o Brasil produz cervejas de qualidade e com preços acessíveis, então nós ficamos muito honrados em receber esse prêmio, pois mostra que o nosso objetivo foi conquistado, já que até profissionais renomados de outros países atestam a qualidade da bebida”, afirma Scott Ashby, criador da cervejaria Ashby.

Sobre a Copa CentroMX

O México é o terceiro país da América Latina que mais consome cerveja, com uma média de 60 litros de cerveja per capita por ano. É também a sede de um dos principais concursos cervejeiros do mundo, a Copa CentroMX. A competição foi criada com o objetivo de divulgar e promover a cultura da indústria cervejeira e premiar a qualidade das cervejas e o talento dos cervejeiros. Esta competição de cerveja é endossada pelo órgão “Beer Judge Certification Program (BJCP)” com base em suas diretrizes oficiais que são conhecidas internacionalmente.

Na edição 2023, 320 marcas de diferentes países participaram da competição. As cervejarias passam por uma avaliação criteriosa feita por profissionais renomados do setor cervejeiro que atuam em diferentes áreas. Cada uma das cervejas participantes é avaliada e qualificada por uma banca de três jurados, onde ao menos dois deles são juízes reconhecidos internacionalmente pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) ou um Mestre Cervejeiro com experiência comprovada como juiz em outras competições.

As cervejas são avaliadas em quatro categorias: aroma, aparência, sabor e corpo. Elas são premiadas com medalha de ouro, prata e bronze.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade de Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, formado em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso a Ashby escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.