Ilha de Chiloé, no Chile, está entre destinos imperdíveis de 2020

A América do Sul tem mais de uma centena de lugares de natureza exuberante para serem visitados e, entre eles, destaca-se Chiloé, ao sul do Chile. Vale tanto visitar o arquipélago que a CNN o incluiu na lista dos melhores lugares turísticos de 2020.

Saindo de Santiago, a charmosa capital chilena, é possível desembarcar direto em Castro, maior cidade da região, e hospedar-se no hotel boutique Tierra Chiloé, para uma experiência autêntica neste destino nada convencional.

O lodge combina conforto, sustentabilidade e autenticidade como poucos no mundo. Sua arquitetura se funde à da região, pois é feita e com típicas telhas de madeira local, assim como as tradicionais casas dos pescadores. A vista constante ao Oceano Pacífico é outro diferencial e se dá de várias porções da construção por meio de janelas panorâmicas.

Por falar em mar, é nele que se concentram algumas das atividades preferidas dos visitantes. Entre elas, passeios de barco e caiaque e visitas a praias como Cole Cole e Chepu. Em terra também não faltam opções. Elas vão desde cavalgadas pelo pantanal de Pullao até passeios de mountain bike e caminhadas pelo bosque do Parque Ahuenco.

Em Chiloé, é obrigatório também conhecer a tradicional arquitetura das casas coloridas feita sobre palafitas. A ilha de Mechuque é a mais famosa delas. Outra pedida é fazer a rota das igrejas, consideradas patrimônios mundiais pela Unesco e que foram erguidas entre os séculos 17 e 19 e representam um pouco da fusão entre as culturas indígena e europeia.

Após um dia repleto de vistas de tirar o fôlego, os hóspedes do Tierra Chiloé podem ainda relaxar nas piscinas ou nas salas de tratamento do Uma Spa.

Outro ponto do hotel que não passa despercebido é o restaurante e sua cozinha abastecida com o melhor da produção de pescados locais, como mexilhões. Também não deixe de provar o tradicional curanto, prato que leva carnes, batatas, linguiça e mariscos e é cozido lentamente em pedras quentes. Para acompanhar, uma bela taça de vinho chileno. Que tal?

Mais informações em www.tierrahotels.com, telefone 0800.761.1627 (Brasil) e com os principais operadores e agentes de turismo.