Do Brasil para o mundo: Celite expande fronteiras no mercado internacional e chega ao México

Na América do Sul, o Grupo Roca, com sede em Barcelona (Espanha), chegou ao Brasil em 1999 e, desde então, produz louças, metais, móveis e assentos sanitários em 9 unidades fabris, localizadas em diversas regiões do país. Desde então, reflete o espírito jovem de louças e metais para banheiros, sempre com a credibilidade de quem sempre esteve antenada nas novidades e tendências de mercado nacional.

No último mês de março, Celite expandiu fronteiras ao chegar na América do Norte, mais especificamente no México, que começou a receber as linhas exportadas do Brasil. “A proposta do portfólio de Celite agrega o match perfeito entre a qualidade com níveis internacionais e um design democrático, principalmente quando referimos às inovações como ao acabamento matte”, diz Sergio Melfi, Managing Director da Roca Brasil.

Uma escolha perfeita para o consumidor mexicano

Outra característica que reforça a entrada de Celite ao México diz respeito à sua versatilidade para se adaptar aos mercados onde já está presente. Devido à sua evolução no mercado brasileiro e a memória afetiva que consolidou com o público –, a marca conta com linhas de louças sanitárias e metais que ressaltam a atemporalidade do design e a adaptação às demandas dos novos tempos e atribuições do banheiro. “Essa robustez e capacidade de inserir-se em um novo mercado é, sem dúvidas, um dos atributos que definiram o início da jornada de Celite no México. Trata-se de uma marca com alcunha internacional e que, sem dúvidas, atenderá aos desejos dos consumidores mexicanos”, enfatiza Melfi.

O lançamento das linhas exportadas do Brasil será seguido por um robusto plano de implementação da marca nos pontos de venda mexicanos, com grande potencial e capacidade de absorção da marca Celite entre os consumidores. Para tanto, a estratégia da empresa igualmente prevê investimentos em lojas do país por meio da exposição dos produtos e treinamentos para as equipes comerciais das lojas.

Dentro da evolução traçada para a expansão de Celite no México, estão previstos o desenvolvimento e abertura de novos canais que terão como foco prioritário a força comercial de distribuidores e varejistas mexicanos. “Como sabemos que a estruturação deve ser efetivada com um olhar de 360 graus, também dedicaremos uma especial atenção para a formação dos instaladores, uma vez os profissionais de construção e arquitetura, bem como os consumidores, precisam ter um suporte técnico qualificado e alinhado com as novidades de Celite”, destaca o Managing Director da Roca Brasil.

As expectativas de Celite no mercado mexicano

O Grupo Roca realizou amplos estudos no perfil de consumo de louças e metais do consumidor do México e compreendeu a atratividade da Celite para abrir uma nova frente de consumo. “Em nossas apurações, ficou bastante claro que o cliente mexicano estava em busca de um design diferenciado sem abrir mão da funcionalidade e performance para a elaboração dos banheiros”, compartilha Melfi.

Em linha com um portfólio pautado pelo design contemporâneo, clean e amplamente conectado ao estilo europeu, as coleções de Celite agregarão novas possibilidades aos projetos de banheiro no México. “Assim como percebemos, tanto no Brasil como nos demais mercados onde a marca já está presente, o conceito do uso do banheiro mudou ao longo do tempo. Os usuários anseiam desfrutar das sensações de relaxamento e bem-estar, que são atribuídos por ambientes compostos por peças que exprimem beleza e evolução tecnológica para sua utilização”, explica Melfi.

Alinhado com o desenho, as linhas de Celite também trazem a evolução do acabamento matte, que se configurará como um diferencial exclusivo no mercado, que ainda está muito calcado na louça sanitária no branco brilho. Portanto, a Celite aposta que as cores serão um grande atrativo para posicionar a marca de forma diferenciada da concorrência.

Com o respaldo global de ser líder em soluções para banheiros, o Grupo Roca revela-se bastante seguro no que diz respeito à incorporação da Celite no México. “Temos plena convicção de que as linhas inovadoras da marca, cuidadosamente selecionadas com o perfil e as expectativas do mercado no que tange às soluções, design diferenciado e alta qualidade, serão muito bem aceitas pelos profissionais de construção e arquitetura, assim como os consumidores, que estão abertos ao novo”, declara Sergio Melfi.

Sobre a Celite

Está presente na memória e na rotina dos brasileiros desde 1941. Uma das primeiras indústrias de louças sanitárias do Brasil, a Celite foi fundada em 1941, com o nome de Porcelite, em São Paulo. Em 1968, já como Celite, iniciou o processo de expansão para Minas Gerais, inaugurando fábrica em Santa Luzia. Em 1982, com a compra do parque industrial de Recife/PE, transformou-se na mais moderna fábrica de louças sanitárias da América Latina. Em 1988, alçou o grande marco da internacionalização com a construção da Vila Olímpica de Seul e a exportação de peças para Estados Unidos, Canadá e Europa.

Adquirida em 1996 pelo grupo suíço Laufen, que em 1999 passou a pertencer ao grupo espanhol Roca, a Celite faz parte da Roca Brasil, líder no segmento nacional de louças sanitárias. E os investimentos nas plataformas continuam: em 2010, a plataforma de metais, em 2014 de móveis e, em 2018, a fábrica de assentos sanitários.

Nessa jornada, a marca acompanhou a velocidade do dia a dia, aprendendo com a história e se conectando com o futuro. Celite é atenta não só para realidade do mundo atual, como também compreende o comportamento dos brasileiros. A marca combina espírito jovem a credibilidade dos consumidores que a acompanham há tempos. É essa trajetória, de companheirismo e inovação, que permite democratizar a tecnologia e apresentar como o banheiro brasileiro.