Rio de Janeiro

Dicas incríveis da Cidade
Previsão do Tempo - dia 16/01
Max: 36 °C
Min: 25 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 17/01
Max: 36 °C
Min: 25 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 18/01
Max: 35 °C
Min: 25 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 19/01
Max: 33 °C
Min: 25 °C
Fonte: Cptec

Sobre a Cidade:

O Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior e maior rota do turismo internacional no Brasil, a capital fluminense funciona como um “espelho”, ou “retrato” nacional, seja positiva ou negativamente.

É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.

Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de R$ 128 bilhões (IBGE/2006), e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior pólo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 17% da produção científica nacional – segundo dados de 2005.

Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763, capital do Império Português na época das invasões de Napoleão, capital do Império do Brasil, e capital da República até a inauguração de Brasília, na década de 1960. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca.

Não é exagero afirmar que o Rio de Janeiro é a cidade mais famosa do país. Lugar de beleza ímpar, entre o mar e as montanhas, a capital fluminense não impõe restrições a quem quer conhecê-la: pode ser aproveitada por crianças, jovens e adultos em qualquer época, seja para desfrutar da praia, aproveitar a vida cultural e conhecer construções históricas, seja para saborear uma feijoada nos botequins.

Para entender tamanha reputação, nada como um passeio ao Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, ou ao Pão de Açúcar, saindo da Urca: de cada um deles, a paisagem se revela deslumbrante, com vista para praias como Copacabana e Ipanema ou para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Várias atrações recentes reforçam o convite para conhecer a Cidade Maravilhosa. O Museu de Arte do Rio/MAR está instalado em dois prédios de estilos arquitetônicos diferentes, com quatro andares de exposições e um só para a arte contemporânea. Num casarão do século XIX, em Botafogo, a Casa Daros tem obras de 117 artistas que nasceram na América Latina ou adotaram o continente como casa. Além disso, o estádio do Maracanã, reformado para a Copa 2014, pode ser conhecido em um tour que passa pelas tribunas, vestiários e camarotes – e o Museu da CBF, recém inaugurado na Barra da Tijuca, exibe vídeos, camisas e troféus da Seleção Brasileira.