São Gonçalo do Rio Abaixo

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

História

O Arraial que deu origem ao núcleo urbano do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, teve seu início ao alvorecer do século XVIII com a fixação do fenômeno bandeirante. Em 1704 o desbravador Antônio Bueno encontrou minas ricas e abundantes, ao longo do Ribeirão Santa Bárbara trajeto do qual originou São Gonçalo entre 1710 a 1720. Em 1831, Manoel Dias de Freitas, juiz de paz, relatava um número de 2834 habitantes sendo 1750 livres e 1084 cativos. A localidade contava com conjunto arquitetônico de antigas fazendas, 13 engenhos de cana, 3 fábricas de ferro e 8 mineiros. Sua vocação aurífera era explorada por ingleses ao longo do Ribeirão Santa Bárbara e suas terras compunham-se de pequenas planícies e campos de criar.

O nome da cidade tem estreita relação com a origem das famílias Aranda, Moreira e os Barcelos Costa, estes de origem portuguesa, visto que São Gonçalo do Amarante é santo Português.

Em primeiro de junho de 1850, o antigo curato de São Gonçalo do Rio Abaixo filial da matriz de Santa Bárbara foi elevado a paróquia e seu primeiro vigário foi Manuel Antônio de Souza Vinagre.

Sua emancipação ocorreu em 30 de dezembro de 1962.

Localização

São Gonçalo do Rio Abaixo está a 84 km da capital mineira, Belo Horizonte, e é centro geográfico de convergência das principais cidades da região: está a 26 km de João Monlevade, 33 km de Itabira e 22 km de Barão de Cocais. A posição geográfica da cidade é um privilégio e outro fator relevante é a rodovia BR 381, que corta a cidade e é a principal ligação de Minas Gerais com o litoral brasileiro, prova disso são as festas promovidas na cidade que estão sempre com recorde de publico.

A localização do município beneficia comerciantes e empresários devido ao escoamento rápido e fácil da produção. Por meio das rodovias que passam pelo município é possível chegar em apenas 1:30h ao Aeroporto Internacional de Confins, o maior do Estado, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. A apenas 20 km da cidade passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas, ligação ferroviária entre Belo Horizonte e Vitória que possibilita levar a produção de São Gonçalo e de outras cidades do Estado diretamente ao Porto de Tubarão, sendo essa mais uma alternativa para o escoamento, comercialização e exportação de produtos.

Economia

Além da agropecuária, a região é também um pólo industrial. Provas disso são as grandes empresas que operam próximas a São Gonçalo do Rio Abaixo. A menos de 30 km está uma usina siderúrgica da Arcelor-Mittal, a 120 km estão a Usiminas e a Acesita e a 40 km está instalada uma unidade da Gerdau. Porém, a atividade mineradora se sobressai. Em São Gonçalo está localizada a maior mina do mundo em capacidade inicial de produção de minério de ferro, pertencente à Companhia Vale do Rio Doce. Em uma raio de 70 km nesta região, a empresa mantém em operação pelo menos mais oito minas. No município de São Gonçalo do Rio Abaixo as principais culturas são o milho, o feijão, a horticultura e a fruticultura. Na pecuária, merecem destaque o elevado padrão genético do rebanho bovino e o gado leiteiro. Os setores de comércio e serviços no município tem segmentos bastante variados.

Indústria e Extrativismo

O extrativismo mineral em São Gonçalo do Rio Abaixo está representado pela Pedreira Brito e pela Vale. A Pedreira Brito, instalada as margens da BR 381, produz pó de pedra, pedra e brita de gnaes, sendo a sua produção comercializada em toda a região. A extração está autorizada por 10 anos pelos órgãos competentes, sendo possível a renovação da autorização por períodos maiores. O extrativismo vegetal está ligado à presença da CENIBRA, empresa produtora de celulose, que possui no município uma área total de 7.494,72 hectares e uma área de floresta de eucaliptos de 3.834,74 hectares. Há ainda a confecção de roupas e a agroindústria, que oferece inúmeros produtos como aguardente, biscoito, doces, fubá, queijos, rapadura, madeira e carvão.

Mina de Brucutu

A Vale tem no município a Mina de Brucutu, para extração de minério de ferro. Como compensação pela expansão do empreendimento a empresa implantou uma estação de tratamento de água no município em parceria com a Prefeitura Municipal.

Agricultura e Pecuária

A agricultura em São Gonçalo do Rio Abaixo possui como característica principal o sistema de plantio sobre forma de parceria, em que a produção é dividida entre o proprietário da terra e os meeiros. As principais culturas são: milho, feijão, horticultura e fruticultura. A comercialização da produção é realizada no próprio município e cidades vizinhas um elevado padrão genético em seu rebanho bovino, tendo como principal atividade a pecuária de leite.

Destino da produção de leite de São Gonçalo do Rio Abaixo:

– Produção artesanal de derivados de leite(produção local) cooperativa Itambé; – Cooperativa Cotochés; – Cooperativa Duprata; – Cooperativa Cauê; – Itambé

Comércio e Serviços

Os tipos de estabelecimentos relativos a este setor são bastante variados: como armarinhos (vestuário, tecidos, calçados), farmácias, gêneros alimentícios, informática, fotos, óticas, insumos agropecuários, livraria e papelaria, material de construção, móveis, decorações e eletrodomésticos, oficina e autopeças, padaria, restaurantes e bares, supermercado e utilidades domésticas.

Órgãos ligados ao setor econômico

Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Gonçalo do Rio Abaixo

A ACIASGRA foi fundada em 30 de abril de 1997, em atendimento ao apelo da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais e em virtude da necessidade da existência neste município de um órgão destinado a defender os direitos das classes empresariais.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gonçalo do Rio Abaixo

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gonçalo Do Rio Abaixo está sediado à rua Santa Efigênia, 06, bairro Patrimônio.

Usina Hidrelétrica de Peti

Uma das atrações turísticas e de desenvolvimento industrial da cidade é a Usina Hidrelétrica e estação Ambiental de Peti, pertencente à CEMIG. Teve o início de sua construção em 1942 e inauguração em maio de 1946, possui uma geração de 9,4 Mw e atende diretamente as cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Catas Altas e Barão de Cocais.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas


Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.