Joaquim Felício

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Joaquim Felício é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais.

História

A localidade começou a ficar em evidência, quando da inauguração da estação ferroviária da Estrada de Ferro Central do Brasil em 1921. Batizada inicialmente com o nome de Estação de Tabua. Próxima à “garganta do Cruzeiro”, passou posteriormente a se chamar, Embaiassaia, devido ao córrego próximo. Em 1928, já tinha o nome atual, Joaquim Felício. Atualmente, a estação está abandonada e em ruínas, junto ao pequeno município.

Emancipada do município de Buenópolis em 1º de março de 1963, a cidade surgiu ao pé da Serra do Cabral, tendo como principal atividade o extrativismo de seus recursos naturais (cristal de rocha).

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 3.580 habitantes. Situa-se na Latitude 17º45’27 S e Longitude 44º10’20 W. O município possui área de 794 mil m² e localiza-se a uma altitude média de 657 metros.

Faz divisas ao norte com os municípios de Bocaiúva e Engenheiro Navarro, a oeste com Francisco Dumont e Lassance, ao sul e a leste com Buenópolis. Dista 300 km de Belo Horizonte, e o acesso é através das rodovias BR 135 e BR 040.

O Município situado no centro-norte de Minas Gerais, é famosa por suas belas cachoeiras. A cachoeira do Boqueirão fica junto à cidade e é muito visitada. Outras, um pouco afastadas, como a Cachoeira do Barro e a Cachoeira de João Corrêa, são pouco conhecidas. Existem basicamente duas estações definidas: O verão, chuvoso entre os meses de novembro e março e a seca que pode durar até sete meses. Em Joaquim Felício fica parte do Parque Estadual da Serra do Cabral, criado em 2005. A Cidade possui acesso rodoviário pela BR 135 e ferroviário pela Rede Ferroviária, linha privatizada onde hoje somente é utilizada para transporte de cargas. Fica a 140 km ao sul de Montes Claros e a 120 km ao norte de Curvelo.

É dividida ao meio pelo ribeirão de nome Embaiassaia. É uma cidade bucólica, sendo grande parte da população constituida por aposentados.

A bandeira do município, entre uma planta de açúcar e uma de milho, o escudo tem acima dois morros da Serra do Cabral de onde desce em azul uma cachoeira, a cuja esquerda há uma planta de tabaco, a sua direita uma de Sempre-Viva, abaixo a linha do trem, e acima um chifre de boi (gado) e uma drusa de cristais.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.