Jacutinga

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

 

Jacutinga é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Poços de Caldas. Localiza-se a uma latitude 22º17’08” sul e a uma longitude 46º36’44” oeste, estando a uma altitude de 839 metros. Sua população estimada em 2004 era de 19.758 habitantes.

História

Tem como marco de sua fundação o ano de 1835, data da construção da primeira capela do então povoado chamado Ribeirão de Jacutinga. O nome foi assim designado pelas muitas aves Pipile jacutinga que habitavam a região. Passados 36 anos, o vilarejo tornou-se Santo Antonio de Jacutinga, já apresentando desenho e ares de cidade. A partir daí vieram os lampiões a gás, a estrada de ferro e surge o primeiro jornal impresso, “O Jacutinga”, um grande avanço para a época.

Foi elevada à condição de município em 16 de setembro de 1901, passando a se chamar somente Jacutinga. Com um crescimento em ritmo acelerado devido ao cultivo de café, destaca-se um período de expansão até o declínio da cafeicultura em meados da década 30.

Paralelamente ao grande “boom” da era industrial no Brasil ocorrido nessa época, imigrantes italianos se instalaram na cidade, trazendo consigo a habilidade de tecer e bordar. Já no fim da década de 60, um jovem italiano, Antônio Pieroni, traz para Jacutinga a primeira máquina manual de fazer tricô: a Lanofix. A população abraçou a nova vocação econômica e, durante quase cinqüenta anos conseguiu transformar o município em referência nacional na fabricação de malhas e tricô.

Surgia, conseqüentemente, o turismo de negócios, fomentado pelas compras nas mais de mil pequenas empresas que hoje existem na cidade. Uma história de trabalho e dedicação de um povo que renovou suas origens.

Geografia

Possui uma área de 348,23 km². A densidade demográfica é de 56,74 hab/km². Possui o título de Estância Hidromineral e é reconhecida como a capital nacional das malhas, sendo responsável por 27% de toda a produção nacional de malhas.

Os habitantes jacutinguenses, na sua maioria descedentes italianos, são responsáveis pelas belezas produzidas no ramo da malharia e que são expostas em novelas, comerciais, e é responsável, em grande escala, pela exportação das malhas.

Os municípios limítrofes são Albertina e Andradas a norte, Ouro Fino a leste, Monte Sião a sul e os paulistas Itapira e Espírito Santo do Pinhal a oeste.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.