Inimutaba

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Inimutaba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 6.159 habitantes. Fica a 6 quilômetros de Curvelo, a maior cidade da região. Sua vida começou no século XIX com a construção alí de uma indústria de tecelagem com o nome de Fiação e Tecelagem Cedro e Cachoeira, que aliás era o nome mais comum de Inimutaba, que na linguagem indígena significa “aldeia de tecelão”. Sua emacipação deu-se em 1961 quando deixou de ser comarca de Curvelo. Passada a condição de cidade, seu primeiro prefeito foi o senhor Jose Marcos, um dos melhores e mais populares prefeitos de sua breve história.

Durante quase cem anos sua vida girou em torno da pequena indústria de tecelagem que simplesmente fabricava o chamado americano crú que era enviado para outra filial em Sete Lagoas, onde recebia tingimento e estampa. O garimpo do cristal foi muito forte durantes muitos anos, mas está quase extinto na atualidade. A fábrica foi desativada no início dos anos 90 deixando a pequena cidade em pavorosa. Aos poucos no entanto a população foi se adequando a nova realidade. Hoje há várias atividades na cidade; a antiga indústria foi parcialmente reativada; o comércio melhorou; há serviços básicos de infra-estrutura, um pequeno posto médico; escola, farmácia, um posto bancário, escola colegial; ruas asfaltadas etc. O atual prefeito senhor Gilson Carvalho Sales é homem simpático e carismático e tem feito um excelente trabalho especialmente dando assistência para população da zona rural.

Um destaque atualmente da cidade de Inimutaba é o famoso Forró de Inimutaba que acontece no fim do mês de Julho. É uma festa muito animada que já virou tradição em todo estado e quiçá também em outros estados de onde afloram multidões de ávidos turistas desejosos de extravasar suas emoções nessa grande celebração.

Referências

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.