Camanducaia

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Camanducaia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 23.205 habitantes. Localiza-se na microrregião de Pouso Alegre. Sua área é de 527,572 km² e a densidade demográfica, de 44 hab/km² aproximadamente.

História

  • 1766, na carta cartográfica da Capitania de São Paulo temos a primeira divisão de estados com o registro de Sertão de Manducaia, região que situava-se entre a estrada de Atibaia e Santana do Sapucai e os Rios Mandu e Sapucai Mirin.
  • Em 1764 temos o registro de casamento entre Duarte do Prado Leme e Engrácia Gonçalves da Cunha, moradores de Camanducaia no tombo da Paróquia de Ouro Fino. O noivo era vúvo e sua primeira esposa estava lá sepultada, a vila já possuia cemitério!

Não se sabe ao certo a data de fundação mas em 1766 já havia a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

  • Na data de 1799 a Capela já ha via sido promovida a Paróquia e contava com os seguintes bairros: Rio do Peixe, Cubatão, São domingos, Salto, Jaguari, Rozeta, Extrema, Pinguela, Cambui, Sertão da Estiva entre outros.

Nos livros da paróquia em 1812 temos o registro a Freguesia de Pouso Alegre. Em 1826 os registros apontam um censo demográfico 4.317 habitantes, sendo 3.763 pessoas livres e 554 escravos.

  • 1833, os moradores do arraial de Camanducaia, reunidos na praça da Matriz para festejar a Independência nacional, resolveram fazer sua própria independência. Com a freguesia proclamada vila, ergueu-se o pelourinho. Legalmente, a vila só foi criada em 1840.
  • 1840, recebeu a denominação de Jaguari.
  • 1868, Jaguari foi elevada à categoria de cidade.
  • 1930, voltou a possuir a denominação original de Camanducaia.

Turismo

O município possui inúmeras atrações turísticas, como as grutas José Pereira, do morro do Selado e da pedra de São Domingos, além da bela cachoeira do Quinzinho, onde se pode pescar trutas. Mas são as áreas naturais de Monte Verde – distrito de Camanducaia – as mais belas e atrativas da região.

A Vila Monte Verde, considerada a “Suíça Mineira” por sua semelhança com os Alpes Suíços, é hoje um dos melhores locais para quem deseja um maior contato com a natureza. Serras, cascatas, pinheiros, ciprestes e um ar mais puro compõem a sua paisagem.

Agricultura

Além do turismo, a produção de maçãs e batatas além de produtos agrícolas de clima temperado completa o quadro econômico do lugar. Possuindo também grande área de reflorestamento (Pinus), que abastece as diversas serrarias da região (com madeira de pinus para uso em construção civil e móveis). Não deixando de citar a COMPANHIA MELHORAMENTOS DE PAPEL E CELULOSE, com a maior área de reflorestamento do município. Fonte: Secretaria da Cultura.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

 

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas