Barroso

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Barroso é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 19.049 habitantes.

História

A história do município de Barroso remonta ao século XVIII e está diretamente ligada aos viajantes e desbravadores da região, que percorriam a área em busca de ouro.

Na região onde hoje se situa o município, ponto de passagem a Tiradentes e São João del-Rei, o alferes Joaquim Barroso oferecia “pouso” aos viajantes que iam às áreas mineiradoras à procura de ouro. As pessoas diziam que estavam indo “no Barroso”, nome que acabou servindo para denominar o município desde seus primórdios até os dias de hoje.

Posteriormente, o terreno do Barroso foi adquirido por Antônio da Costa Nogueira, responsável pela construção da primeira capela de Sant’Ana do Barroso, freguesia da Borda do Campo, por volta de 1792. Em torno dessa capela, elevada a freguesia em 1874, cresceu a povoação. O distrito de Barroso, criado no século XIX, pertenceu sucessivamente, aos municípios de Barbacena, Prados e Tiradentes. Em 1938, com a emancipação de Dores de Campos, o município de Barroso passou a integrar este novo município.

No dia 12 de dezembro de 1953, após articulações políticas de representantes do município de Barroso, a localidade transformou-se em Município através da Lei 1.259, emancipando-se de Dores de Campos. No dia 1º de janeiro de 1954 foi instalado o município e a Comissão de Emancipação erigiu um obelisco na praça Gustavo Meireles, como marco da histórica data.

O monumento, construído em cimento armado e medalhões de bronze, é a homenagem de gratidão aos seguintes componentes da Comissão Emancipadora: Geraldo Napoleão de Souza (presidente), Epifânio Barbosa, José da Silva Pinto, Brasilino dos Reis Melo, Silvano Albertoni, José Augusto de Sousa e José Pio de Sousa.

A partir das décadas de 1950, 60 e 70, com o advento da indústria de cimento no município, o município observou um expressivo crescimento, atraindo pessoas de diversas áreas a Barroso, que buscavam oportunidades de emprego. O município passou a ter então, um perfil majoritariamente industrial.

Nos dias atuais, o desenvolvimento da atividade turística vem se fortalecendo como uma numa nova alternativa à dependência de Barroso da indústria do cimento. Projetos relacionados ao turismo ecológico e de aventura e esportes radicais são atualmente apostas do município que visam não só ao desenvolvimento econômico como também a uma maior qualidade de vida para os cidadãos barrosenses.

Geografia

Com uma área de 81,726 km². Faz divisa com os municípios de Barbacena, São João del-Rei, Prados e Dores de Campos.

Barroso está a 970 metros acima do nível do mar, devido a esta altitude o período de calor é curto, entre os meses de novembro a março.

Turismo

Barroso está no km 226 da BR-265, esta estrada é a ligação entre a BR-040 e a BR-381, o município se encontra no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, a 25 km de Tiradentes e 27 km de Barbacena.

Barroso é um município jovem. Emancipada em 12 de dezembro de 1953, passa por uma reestruturação econômica e esse fato privilegia bastante a atividade turística. Devido à cimenteira que existe no município ter investido muito em tecnologia, ocorreu uma demissão em massa e muitos cidadãos iniciaram novas atividades comerciais e muitas delas, são atividades turísticas.

Vista Parcial – Estrada Dores de Campos – Barroso

A organização de eventos, o carro chefe do turismo em Barroso, é bem desenvolvida, alguns eventos já acontecem há décadas, como é o caso do Festival da Canção, que está em sua 24º edição; do Torneio de Futsal, 25°; Exposição Agropecuária, 24°; Carnaval, o 5º melhor de MG em 2006. Além de alguns mais recentes, como o Halloween, 10º; Garoto e Garota FAPI, 8º; Barrock, 6º; FAPI Fashion Night, 3º, e o Encontro Carnavalesco de Malabaristas, 5º, dentre muitos outros que acontecem durante todo o ano.

O município conta com atrativos antrópicos e naturais. O patrimônio feito pelo homem conta com uma arquitetura moderna, jardins, praças, igrejas e algumas construções antigas.

Atrativos naturais: existem vários atrativos naturais em Barroso, cachoeiras, matas, cânions, trilhas, caminhos, rios e lagos de beleza inestimável.

Economia

Fabrica de cimento Holcim Brasil S.A. em Barroso

Beneficiamento de minerais é a principal atividade econômica, em que sobressai grande fábrica de cimento, que abastece a região e outros Estados, juntamente com indústrias de artefatos de cimento e mineração de quartzo, cerâmica, entre outras.

Nas lavouras, o destaque é para o milho e feijão.

Outra atividade bem desenvolvida em Barroso é o artesanato. O município conta com uma cooperativa com mais de 40 artesãos, além de outros particulares, que participam de feiras e trabalhos de qualificação profissional. Muitos produtos recebem encomendas até mesmo do exterior.

A produção artesanal de Cachaça está em alta no Brasil, principalmente em Minas Gerais e Barroso conta com duas cachaçarias, a MC da Boa Vista e a Barrosinha, que assim como o artesanato, participam de feiras e cursos de qualificação e exportam bastante produtos.

Administração

  • Vereadores: José Bernardo Meneghin, Reinaldo Aparecido Fonceca, Antônio Maria Claret, Vera Rodrigues Pereira, Vanilton Antonio de Barros.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.