Ichu

Dicas incríveis da Cidade
Previsão do Tempo - dia 19/09
Max: 32 °C
Min: 21 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 20/09
Max: 31 °C
Min: 21 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 21/09
Max: 31 °C
Min: 20 °C
Fonte: Cptec
Previsão do Tempo - dia 22/09
Max: 30 °C
Min: 17 °C
Fonte: Cptec

Sobre a Cidade:

Ichu é um município brasileiro do estado da Bahia. De acordo com o CENSO realizado pelo IBGE no ano de 2007, a população de Ichu ficou em 5.881 habitantes.

Ichu tem uma área total de 128,5 km². O CEP (código de endereçamento postal) de Ichu é 48.725-000. Chega-se a Ichu pela rodovia estadual BA-411.

História

Havia por volta de 1920, uma fazenda chamada Enxú, pertecente ao fazendeiro Joaquim Lazaro Carneiro, baiano, casado com Dona Umbelina Maria Carneiro no distrito de Candeal, município de Riachao do Jacuípe no Estado da Bahia. O nome Enxú designa casa de vespas servindo de intitulativoa fazenda foi grafado mais tarde erronemente quando na utilização nos documentos legais que daria forum administrativo ao município de Ichu.Na época que começa erra narrativa 1920, surge na vila de Candeal por volta de 1924 mais ou menos uma seita religiosa da Igreja Batista tendo como seu pastor um Senhor de nome Gasparino. A incompatibilidade religiosa provocou logo brigas e discussões. Certa vez os protestantes invadiram a Igreja Católica na hora da missa e apanharam-no o padre e o puseram para fora. Houve então lutas corporais entre os ligantes tendo os moradores da fazenda Enxu participando ativamente dos entreveros. Mais tarde vendo os Católicos que o padre se achava impotente para dominar o entusiasmo dos protestantes já acobertados pelo srº Alváro Lobo que era muito conceituado e chefe da vila, foram deixando de ouvirem as missas e outros atos religiosos na vila de Candeal, pedido ao padre para escolher outro local para celebrar esses atos, e o padre escolheu então a fazenda Enxu. Então compraram um par de sino e puseram na fazenda. No ano seguinte começaram a a surgir as primeiras casas de povoado que se iniciava. No ano de 1926 deram início a construção de uma capela, que deram o nome da Capela do Sagrado Coração de Jesus. Para solucinar o problema que consistia no desejo que tinha, Joaquim Lázaro, em construir a capela dentro da moradia, contra os outros católico que não aplaudiram tal capricho. A rivalidade entra o povo de Enxu e os moradores de Candeal, mesmo que foi objeto de separação de 1926, continuou a existir depois de 1935 quando Ichu ja era Distrito de Paz. O despeito continuou até a data em que ambos distritos foram inclusos entre os municípios brasileiros.Assim a emancipação de Ichu se deu pela lei n° 1766 de 30 de julho de 1962.

Ichu limita-se com os municípios de Candeal e Serrinha por linha imaginária, Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe pelo Rio Tocós Possui uma área total de 128 km². Através da BR-324, dista 178 km de Salvador (capital do estado), 67 km de Feira de Santana (cognominada Princesa do Sertão) e, por estradas vicinais, 23 km de Serrinha, 27 km de Caonceição do Coité, 21 km de Riachão do Jacuipe

A vegetação apresenta contato Caatinga-Floresta Estacional, Floresta Estacional Semi-decidual. O relevo é o Pediplano Sertanejo. A geologia é constituída por gnaisses charnockíticos, granulitos, biotita, granitos, granito-gnaisses, rochas básicas-ultrabásicas. Apresenta ainda manganês e quartzo.O clima é semi-árido encontrando assim o município no poligono das secas.

Compõe a bacia hidrográfica do Paraguaçu e do Jacuípe, tendo como seus rios principais os temporários Rio Tocó,Caldeirão da Onça, Tábua Formigueira ou Rio da Vargem. Sua hidrogeologia possui aqüífero de importância muito pequena, com profundidade do nível estático de 0 a 30 m. Atualmente o município de Ichu possui os seguintes povoados: Mumbuca, Barra, Varjota, Nova Esperança, Licurí, Praianos, Formigueiro, Umbuzeiro e Casa Nova além de diversos vilarejos e fazendas.

Mídia

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.


Este artigo é um esboço sobre Municípios do estado da Bahia, relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.