carregando

Alagoas - Apresentação

O Estado de Alagoas, situado a leste do país, na região nordeste, tem os encantos de uma terra cheia de história, cultura, folclore e de um povo acolhedor.

Em meio a tanta natureza exuberante, distribuídos por praias, lagoas, piscinas naturais, falésias, dunas, e imensa diversificação da fauna e flora brasileira, fazem do turismo a atividade mais próspera do estado.

Dentre as manifestações folclóricas há danças típicas com um colorido especial e muita alegria como a do Coco Alagoano, Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba.

Os reconhecidos bordados de alagoas com inúmeros trançados, bem como o artesanato feito de vários materiais, também fazem parte da cultura que é transmitido por gerações, além de ser uma das principais fontes de renda da população. As peças podem ser encontradas entre os quatro cantos do estado, sempre com originalidade, criatividade e beleza em cada detalhe.

Na gastronomia, encontram-se diversos sabores específicos da região nordeste. São iguarias de origem indígena e africana, tais como o cuscuz de milho, grude de goma, mungunzá, tapioca e tantos outros sabores que encantam a todos os paladares. O mais alagoano dos pratos é o Sururu de Capote, servido na casca e muito nutritivo. As frutas tropicais como jaca, mangaba, caju, acerola e tantas outras típicas do estado são transformadas em maravilhosos sucos, sorvetes, doces, coquetéis e várias outras guloseimas que irão tirar, com certeza, qualquer pessoa do regime.

A história do estado está espalhada por diversas igrejas, sobrados, praças e monumentos que marcaram o palco de muitas batalhas e de fatos decisivos para a história do país. Fatos estes que levaram a conscientização e reconhecimento de povos, etnias e raças como os escravos e toda a história reunida na região do Quilombo dos Palmares, localizada na Serra das Barrigas.

Alagoas também é a terra da folia, de muita alegria, micaretas e de um dos melhores carnavais fora de época do Brasil. Foliões de todo o mundo agitam Alagoas e se integram aos blocos, brincam e se divertem com os trios elétricos que percorrem as ruas das cidades do estado.