carregando

Simbolos

A Bandeira

bandeira_santa_catarina

Um dos principais símbolos do Estado de Santa Catarina, a bandeira foi instituída pela Lei n.o. 126, datada de 15 de agosto de 1895, de autoria do historiador, jornalista e advogado José Arthur Boiteux durante o governo de Hercílio Luz.

O primeiro desenho da bandeira do Estado era composta de faixas barncas e vermelhas, dispostas horizontalmente em número igual ao das comarcas de Santa Catarina, e de um losango verde colocado ao centro, onde dentro deste havia estrelas de cor amarela que correspondiam aos municípios do Estado.

Após a suspensão do uso de símbolos estaduais por Getúlio Vargas, através da Constituição Brasileira de 1937, a bandeira que, só em 29 de outubro de 1953, pela Lei n.o 275 sancionada pelo Governador Irineu Bornhausen,  foi regulamentada em 19 de fevereiro de 1954 pelo Decreto n.o. 605, alterou o desenho da bandeira catarinense.

Até o presente momento a bandeira do Estado de Santa Catarina, que foi baseada no desenho original, é composta de três faixas horizontais idênticas, sendo as extremidades na cor vermelha e a do centro na cor branca. Ao centro há um losango verde-claro que simboliza a vegetação, e a cor da padroeira do Estado, Santa Catarina de Alexandria. Entro deste losango há o escudo de armas do Estado de Santa Catarina.


O Brasão
brasao_sta_catarina

O escudo de armas do Estado de Santa Catarina, assim como a bandeira, foi instituída pela Lei n.o 126, datada de 15 de agosto de 1895, baseado no desenho do militar, político e escritor Henrique Boiteux.

O seu desenho é composto por:
Barrete frígio: simboliza as forças republicanas que regem o Estado;
Ramo de café:  representa a lavoura do litoral;
Ramo de trigo: representa a lavoura do interior do Estado;
Chave: representa que Santa Catarina é o ponto estratégico de Primeira Ordem;
Águia: simboliza as forças produtoras do Estado;
Data: 17 de novembro de 1889 é a data da implantação da República em Santa Catarina.