carregando

Simbolos

A Bandeira

bandeira_rondonia
Um dos principais símbolos do Estado de Rondônia, a bandeira foi instituída pelo Decreto n.o. 007, datado de 31 de dezembro de 1981, e seu desenho foi escolhido em um concurso público onde o arquiteto portovelhense Sílvio Carvajal Feitosa teve sua proposta aprovada.

Composta pelas quatro cores do Pavilhão Nacional, a bandeira sintetiza a própria criação do novo Estado,e dá sentido as potencialidades vegetal e mineral de Rondônia. Retangular, o campo azul (blau) ocupa a metade superior no sentido longitudinal, tendo uma estrela branca (prata-estanho) de cinco pontas equidistantes no meio do quadrilátero.

O campo verde (sinopla) ocupa a área formada pelas diagonais que partem as arestas inferiores do retângulo até as pontas inferiores da estrela, e daí ao centro. Já os campos amarelos (ouro) são os dois polígonos iguais conseqüentes, a direita e a esquerda da estrela. Wezen (nome de origem árabe e significa "peso"), é o nome da estrela da constelação de Cão Maior, estampada na bandeira simbolizando o Estado de Rondônia, também representada na bandeira nacional.


O Brasão

brasao_rondonia
O escudo de armas do Estado de Rondônia é formado pó um quadrado central azul com quatro cantos em forma de losângulo, contornado por linhas em vermelho representando o formato das muralhas do Real Forte Príncipe da Beira, fortaleza esta construída pelo reino de Portugal entre 1776 e 1783, às margens do rio Guaporé (fronteira entre o Brasil e a Bolívia).

No brasão constam os números: 1943 à esquerda, que representa o ano da criação do Território Federal do Guaporé; 1981, à direita, significa o ano em que o Estado foi emancipado.

Os trilhos em forma de "U" representam a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cercado ao lado esquerdo por um ramo de café, e à direita por um ramo de cacau, produtos esses produzidos na região.