carregando

Simbolos

A Bandeira

bandeira_pernambuco
Um dos principais símbolos oficiais do Estado de Pernambuco, a bandeira foi idealizada pelos revolucionários de 1817, criada pelo pintor carioca Antônio Álvares, que no dia 21 de março de 1817 foi abençoado pelo Chefe do Colégio de Cardeais, o deão Bernardo Luiz Ferreira Portugal. Terminado movimento, caiu a bandeira em desuso, substituída pela de 1824 na Confederação do Equador. No entanto, essa também foi proibida, após a retomada da monarquia em Pernambuco.

Em seu primeiro desenho era incorporado símbolos pertinentes a ideais políticos, onde haviam três estrelas que representavam às capitanias insurgentes: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Já o arco íris, nas cores lilás e laranja, representavam o acordo oferecido aos que quisessem unir seus destinos aos de Pernambuco. A cruz estava relacionado ao primeiro nome do Brasil - Terra de Santa Cruz.

Somente no Decreto n.o. 459, datado de 23 de fevereiro de 1917 foi oficializada a bandeira do Estado de Pernambuco, pelo governador Manoel Antônio Pereira, contendo algumas alterações.
Atualmente a bandeira é composta por:

- a cor azul do retângulo superior: simboliza a grandeza do céu pernambucano;
- a cor branca: simboliza a paz;
- o arco íris: em suas três cores (verde, amarelo e vermelho) simbolizam a união do povo pernambucano;
- a estrela: caracteriza o Estado no conjunto da Federação;
- o sol: representa a força e a energia de Pernambuco;
- a cruz: representa a fé na justiça e no entendimento.

 

O Brasão

brasao_pernambuco
O brasão de armas do Estado de Pernambuco foi oficializado em 1895 pelo governador Alexandre Barbosa Lima. Em seu primeiro desenho, o escudo era no estilo redondo português de prata, onde havia uma donzela  com uma cana-de-açúcar na mão direita, olhando sua imagem refletida em um espelho seguro por sua mão esquerda, simbolizando a verdade.

Em sua representação atual encontramos:

- o leão: representa a bravura do povo pernambucano;
- os ramos de algodão e cana-de-açúcar: representam as riquezas do Estado;
- o sol: representa a luz cintilante do equador;
- as estrelas: representam os municípios;
- o mar: representa a paisagem típicas de Pernambuco;
- o farol: representa a construção de Olinda
- as datas: representam as datas históricas importantes do Estado: 1710 - Guerra dos Mascates; 1817 - Revolução Pernambucana; 1824 - Confederação do Equador; 1889 - Proclamação da República.